Defesa Civil alerta para chuvas fortes nas próximas horas em SP

Região metropolitana de SP e Litoral Norte estão entre os pontos de monitoramento Fernando Frazão/Agência Brasil

Depois de uma trégua na chuva no fim de semana, o estado de São Paulo inicia a semana com previsão de chuvas fortes e pontuais em algumas regiões, inclusive com possibilidade de queda de raios e vento forte.

O alerta é da Defesa Civil do Estado, que aponta a passagem de uma frente fria que já trouxe chuvas para várias regiões na manhã desta segunda-feira (28).

Segundo os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE), haverá condição para acumulados significativos, principalmente na Região Metropolitana da Capital e no Litoral.

“Não é uma chuva generalizada. A previsão é de que teremos chuvas fortes, mas pontuais”, afirmou ao Portal iG o tenente Mawel de Souza, da Defesa Civil de São Paulo, acrescentando que, em Santos, já chove forte nesta tarde.

Demais regiões

Na demais regiões do estado também haverá risco de ocorrência de temporais, mas de forma mais localizada e sem acumulados elevados. Contudo, não são descartados transtornos, como queda de árvores e alagamentos.

Por essa razão, a Defesa Civil reforça os cuidados a toda população, principalmente as que moram em área de risco.

Terça-feira mais fria

Para a terça-feira (29), os meteorologistas informam uma massa de ar seco que afastará as chuvas da região e provocará a diminuição das temperaturas.

Ainda segundo a Defesa Civil, diante das chuvas recentes, o solo já se encontra encharcado, por isso, moradores de encostas devem ficar atentos aos sinais dos deslizamentos de terra, como rachaduras nas paredes dos imóveis, água barrenta descendo pelo morro e postes e árvores inclinados.

Estes sinais exigem evacuação imediata do local.

E durante chuvas intensas é recomendando não ficar ao lado de árvores ou estruturas metálicas frágeis e jamais se deve atravessar ruas alagadas.

Em caso de emergências, as pessoas devem ligar para a Defesa Civil pelo número 199 e Corpo de Bombeiros pelo número 193. Ao receberem os alertas pelo celular, deve-se seguir as orientações descritas na mensagem.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.