Um apagão de grandes proporções atingiu Barcelona e outras regiões da Espanha, causando transtornos significativos no transporte público e nos serviços essenciais. João Victor Amadeu, brasileiro residente em Barcelona, relatou à CNN o cenário caótico que se instalou na cidade.
Segundo Amadeu, o incidente começou por volta do meio-dia local (7h no horário de Brasília) e já durava cerca de duas horas e meia no momento da entrevista. “Foi um pouco assustador no princípio, porque ninguém tinha informação de nada”, disse ele.
Impacto nos serviços essenciais
O brasileiro detalhou os problemas enfrentados pelos moradores: “Metrô não funciona, trânsito não funciona, aplicativo para poder pegar Uber, essas coisas não funcionam, mercados fechados, não dá para comprar comida”.
Ele também mencionou a dificuldade em realizar pagamentos, já que as máquinas de cartão estavam inoperantes.
A situação nas ruas foi descrita como caótica, com pontos de ônibus lotados e o trânsito intensificado pela falta de funcionamento dos semáforos.
Amadeu expressou preocupação com a duração do apagão, mencionando que as previsões iniciais indicavam um período de seis a dez horas para o restabelecimento completo dos serviços.
Reestabelecimento da rede elétrica
O restabelecimento do fornecimento de energia à rede elétrica espanhola após um grande apagão pode levar de seis a dez horas, disse o chefe de operações da operadora de rede REE, Eduardo Prieto, em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (28).
Uma grande queda de energia deixou partes da Espanha e de Portugal sem energia elétrica, desligando semáforos e causando caos em aeroportos, estações de trem e estradas.
Vários países da Europa reportaram falhas de energia após o apagão registado em Portugal e Espanha, são os casos de França, Alemanha, Países Baixos e Suécia.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasileiro relata caos após apagão na Europa: “Não dá para comprar comida” no site CNN Brasil.