Premiê do Canadá cancela último dia de campanha após caso de atropelamento

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, suspendeu a campanha eleitoral neste domingo (27), depois que pelo menos nove pessoas morreram quando um homem atropelou uma multidão em um festival comunitário filipino na cidade de Vancouver, informou a campanha de Carney.

Domingo é o último dia para o premiê e o líder conservador Pierre Poiliev apresentarem seus argumentos aos eleitores antes da eleição de segunda-feira (28), que se concentrou principalmente nas tarifas e ameaças do presidente americano, Donald Trump, de anexar o Canadá.

Era muito cedo para dizer se o atropelamento que matou ao menos nove pessoas em Vancouver teria algum impacto na eleição.

A polícia informou ter prendido um homem de 30 anos que era “conhecido” das autoridades. Várias pessoas ficaram feridas no ocorrido.

Em publicações nas redes sociais, Carney prestou condolências e Poilievre declarou que seus pensamentos estavam com a comunidade filipina de Vancouver após as notícias “horríveis” veiculadas sobre o festival.

O Partido Conservador não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre um comício que Poilievre agendou em Oakville, Ontário, às 11h (horário do leste dos EUA).

Carney passou o sábado na província mais populosa de Ontário, argumentando que está em melhor posição para conduzir o Canadá em meio à crise desencadeada pelas tarifas de Trump, enquanto Poilievre enfatizou a necessidade de mudança após quase uma década de governo liberal sob o ex-primeiro-ministro Justin Trudeau.

Carney, que ocupou o cargo de banqueiro central por duas vezes, foi goleiro de hóquei universitário e assumiu o cargo este ano após a renúncia de Trudeau, referiu-se ao esporte mais popular do país durante sua campanha eleitoral para a segunda-feira (28).

“Estamos no equivalente ao Jogo 7 da Stanley Cup nos últimos dois minutos”, disse Carney, de 60 anos, em um discurso no norte de Toronto, referindo-se ao campeonato da Liga Nacional de Hóquei.

Liderança liberal estreita

Pesquisas indicam que o Partido Liberal de Carney mantém uma pequena vantagem em apoio popular antes da votação final, depois que Trump impôs tarifas ao Canadá e se referiu repetidamente ao outrora aliado próximo como o 51º estado dos EUA.

Os comentários do americano enfureceram os canadenses e reverteram a vantagem de cerca de 20 pontos de Poilievre, que os liberais compararam ao republicano.

Uma pesquisa Nanos realizada no sábado (26) revelou que a diferença entre os dois partidos que lideram as pesquisas diminuiu nacionalmente para aproximadamente três pontos percentuais, ante quase quatro no dia anterior, com os conservadores recuperando terreno, especialmente em Ontário.

A pesquisa apontou o apoio liberal nacional em 41,9%, contra 38,6% para os conservadores.


Trump publica mapas do Canadá anexado aos EUA. • Reprodução/Truth Social

Esse resultado na votação nacional normalmente se traduziria em uma vitória liberal, pois o apoio do partido é mais concentrado do que o dos conservadores em áreas urbanas ricas em distritos eleitorais ou cadeiras.

Não está claro se isso resultaria na conquista da maioria das cadeiras pelos liberais para governar sem a ajuda de um partido menor.

A Nanos entrevistou 1.291 canadenses adultos entre 23 e 25 de abril e tem uma precisão de 2,7 pontos percentuais.

Segundo outra pesquisa de sábado (26), realizada por Angus Reid, a intenção de voto favorece os liberais em quatro pontos percentuais em relação aos conservadores de Poilievre.

As promessas de mudança do conservador e suas promessas de reduzir o custo de vida repercutiram entre os jovens, entre outros, levando a grandes multidões nos comícios.

“Não podemos nos dar ao luxo de ter mais quatro anos de Liberais”, exclamou Poilievre a apoiadores na Colúmbia Britânica no sábado, enquanto eles gritavam “tragam para casa” e agitavam cartazes com os dizeres “mudança”.

Carney, que se distanciou das políticas de Trudeau desde que assumiu o poder em março e atraiu principalmente eleitores mais velhos para os comícios, era esperado que realizasse uma frenética campanha eleitoral por quatro províncias neste domingo (27).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Premiê do Canadá cancela último dia de campanha após caso de atropelamento no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.