O WhatsApp começou a liberar um novo recurso de segurança para usuários que desejam manter ainda mais sigilo em suas conversas: a “Privacidade avançada da conversa”. A ferramenta foi anunciada na última quarta-feira (23) e está sendo disponibilizada gradualmente para celulares.
Segundo a Meta, controladora do WhatsApp, o novo recurso bloqueia a exportação do histórico da conversa, desativa o salvamento automático de mídias no celular e impede o uso da Meta AI dentro do chat, a inteligência artificial da empresa, que é usada para responder perguntas.




A novidade vale tanto para conversas individuais quanto para grupos, e qualquer pessoa pode ativar ou desativar a função, exceto em grupos com restrições impostas pelos administradores.
Apesar de ser um avanço em segurança, a Meta alerta que o recurso não impede completamente o vazamento de informações, já que é possível salvar arquivos manualmente e fazer capturas de tela. A empresa reforça que esta é apenas a primeira versão da ferramenta, indicando que futuras melhorias estão por vir.
Como ativar a “Privacidade avançada da conversa”
- Abra a conversa desejada (individual ou grupo);
- Toque no nome do contato ou grupo, no topo da tela;
- Localize a opção “Privacidade avançada da conversa” (se disponível);
- Ative o recurso.
A ferramenta já está em processo de liberação para os usuários e deve aparecer automaticamente nas próximas atualizações do app.