Cade inclui Petlove no processo que avalia união da Petz com Cobasi

O processo que avalia a união de negócios da Petz com a Cobasi vai ganhar um novo nome na tramitação que acontece no Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade). O órgão aprovou a entrada da concorrente Petlove como interessada no tema. Ou seja, a concorrente vai apresentar argumentos contrários à união das rivais.

O Cade acatou o argumento da Petlove, que demonstrou preocupação com o poder comercial das duas concorrentes juntas. Os advogados da empresa citaram que Petz e Cobasi têm estratégias competitivas parecidas, e que o negócio “resultaria em um agente monopolista”.

A Petlove argumenta que, juntas, as duas empresas líderes “eliminariam a concorrência entre as duas principais rivais” e, assim, protegeriam “o mercado contra entrantes e rivais”. Entre as rivais, obviamente, está a Petlove.

Os advogados da empresa citaram que, juntas, as empresas teriam posicionamento “irreplicável por qualquer outra empresa do mercado”.

“Garantindo um poder de portfólio que levaria a capacidade de adotar estratégias anticompetitivas de subsídios cruzados, limitação de alcance de produtos a rivais e lançamento de lojas de forma a asfixiar entrantes”, cita o documento.

A Petlove argumenta ainda que o poder de barganha da nova empresa diante dos fornecedores e sem um novo grande rival haveria “ausência de incentivos a passar qualquer eficiência ao consumidor”.

“Partindo da análise dos argumentos e elementos apresentados pela peticionante, conclui-se que o pedido possui pertinência com os fins da análise do presente ato de concentração, uma vez que os temas trazidos são questões concorrenciais, poder de mercado e de monopólio, poder de portfólio e concentração de mercado”, argumenta a decisão do Cade.

Em nota à imprensa, a Petlove avaliou como “muito positiva” a decisão do Cade. “Essa operação pode reduzir a concorrência, levando ao aumento de preços”, cita a empresa. A varejista online diz que confia na “adoção das medidas necessárias para a garantia de um ambiente competitivo saudável”.

Procuradas, Petz e Cobasi ainda não se pronunciaram.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cade inclui Petlove no processo que avalia união da Petz com Cobasi no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.