
Nesta semana, o g1 publica uma série de reportagens que respondem 10 coisas que você sempre quis saber sobre a TV Globo, que completa 60 anos no sábado (26). Como uma música vai parar na trilha sonora de uma novela?
Quatro minutos de cena foram suficientes para que a música “Love by Grace”, de Lara Fabian, se tornasse parte do imaginário coletivo brasileiro. Mesmo quem não acompanhou “Laços de Família” no ano 2000 sabe: é a trilha sonora do momento dramático em que Carolina Dieckmann raspa o cabelo.
As trilhas sonoras das novelas da Globo se tornam memória afetiva para muita gente. Ao longo dos 60 anos de TV, elas não só emocionaram o público, como viraram memes e até se tornaram hits improváveis de artistas no Brasil.
Mas para que cada uma dessas canções entrasse para o nosso repertório – além dos CDs e vinis nas casas brasileiras -, uma equipe trabalhou para estudar as melhores opções.
Nesta semana, o g1 publica uma série de reportagens que respondem 10 coisas que você sempre quis saber sobre a TV Globo, que completa 60 anos no sábado (26).
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O processo de seleção
Ao g1, a equipe responsável pela produção musical da programação explicou como essa escolha é feita:
A equipe recebe a sinopse da novela e o roteiro dos primeiros capítulos, para compreender o perfil psicológico dos personagens e como será a história;
Então, é feito um organograma dos personagens para mapear a relação entre eles;
Há reuniões entre o time de Produção Musical, a direção e o autor da novela para chegar na “identidade sonora” da novela;
Cria-se uma “playlist ideal”, nome dado para a primeira lista de todas as músicas que funcionariam bem na história;
Uma vez aprovada, a playlist vai para a equipe de Direitos Musicais, que negocia a liberação dessas faixas.
Carolina Dieckmann em ‘Laços de Família’
Reprodução
Como uma música entra para uma novela?
Nos primeiros anos, as trilhas eram encomendadas a um ou a uma dupla de compositores e outros artistas gravavam. Isso só mudou em “Pecado Capital” (1975), quando as músicas inéditas de todas as gravadoras passaram a ser cogitadas para o repertório das tramas.
Hoje, a equipe recebe a sinopse da novela e o roteiro dos primeiros capítulos e, então, já começa uma pesquisa de repertório. Segundo Juliana Costantini, gerente de conteúdo e entretenimento da Globo, um “universo musical nacional e internacional” é levado em consideração.
“O autor apresenta como a sua trama vai se desenvolver e já nos transporta para viagens no tempo que passeiam pelo presente, passado e futuro daqueles personagens. Este é nosso primeiro contato com eles e com os núcleos e temas da história que vai ser contada”, explica.
A partir disso, começam as reuniões entre o time de Produção Musical, Direção e autor. “Vamos decifrando personalidades, gostos e estilos para essas pessoas e ambientes, em cima de tudo o que foi lido nos materiais apresentados”.
Giovanna Antonelli e Murilo Benício na novela ‘O Clone’ (2001)
Jayme Monjardim/Globo
Nesse momento, o “universo musical” vai se afunilando para chegar na chamada identidade sonora da novela. Ao g1, José Luiz Villamarim, diretor artístico de “Amor de Mãe” e “Avenida Brasil”, contou que cerca de 500 músicas são ouvidas até a seleção final.
Segundo ele, a performance de uma música no YouTube, nas rádios ou nos serviços de streaming não afetam em nada a escolha. “Para nós o que interessa é que a música ajude a contar a história. A gente faz novela, não faz clipe. A música que melhor ajudar a contar aquela história, será selecionada”.
Em alguns casos, a escolha tem caminhos “fáceis”. Para “O Clone” (2001), que se passa parcialmente no Marrocos, a trilha tinha que incluir canções árabes; em “Caminho das Índias” (2009), músicas indianas não podiam ficar de fora. Mas além do cenário da novela, o gênero, a época e o perfil dos personagens podem ajudar na escolha.
A trilha de um personagem
As músicas que são temas de personagens são chamadas de “leitmotiv”, um conceito alemão que significa motivo condutor. É o tema tradicional, aquele que você imediatamente associa a um personagem ou casal.
Claudia Alencar e Flávio Galvão na novela ‘Tieta’, de 1989
Acervo Grupo Globo
Ao mesmo tempo que a trilha dá dicas sobre quem é aquele personagem, a equipe tenta buscar músicas menos óbvias. Um vilão, por exemplo, não precisa de uma música muito pesada – pode ser algo suave, o que dá mais nuance ao personagem. Por exemplo, a divertida “Erva Venenosa”, de Rita Lee, foi tema de Leona em “Cobras & Lagartos” (2006).
Além disso, é importante que a trilha não tenha spoiler sobre o que acontecerá com o personagem. O certo é tentar responder perguntas como “Qual música essa pessoa escutaria?”.
A abertura
A maior responsabilidade fica com a escolha da música-tema da novela. Segundo Costantini, a ideia é “trazer uma faixa que, de alguma forma, ‘apresente’ o enredo daquela obra ou de seu protagonista, e já direcione o público para o principal universo que o autor irá explorar ao longo de alguns meses”.
Para tanto, são comuns as regravações, que são “encomendas” de sucessos em novas versões. Assim, o arranjo pode mudar um pouco o astral, e a música fica “personalizada” para a novela.
É o caso de “Brasil”, de Cazuza, regravada por ninguém menos que Gal Costa para “Vale Tudo” (1988). Com o canto expressivo de Gal, a versão se tornou tão icônica que foi utilizada novamente para o remake de 2025.
Gal Costa aparece na abertura de ‘Vale Tudo’ (2025)
Reprodução/TV Globo
Às vezes, as regravações podem acontecer porque não é fácil – ou barata – a liberação de músicas com os intérpretes originais. É muito difícil obter uma gravação dos Beatles, por exemplo. Mas as canções do quarteto já foram parar em novelas em versões de Cássia Eller, Skank, Simony e mais.
Nasce uma trilha
Com tudo isso em mente, a “playlist ideal” é formada contando com a colaboração dos autores e diretores das novelas para críticas e sugestões. Uma vez aprovada, a playlist segue para a equipe de Direitos Musicais. É ela quem vai fazer a negociação com gravadoras e representantes para ter a liberação das músicas.
A negativa pode acontecer por alguma faixa já estar liberada para outros produtos ou ter algum bloqueio com representantes internacionais. E então, a música só é incluída na trilha caso não tenha a chance de ser barrada em qualquer país – afinal, a novela ou série pode ser exibida no exterior ou liberada para o Globoplay.
Com as aprovações, começa a produção das regravações e trilhas originais. E claro, mesmo depois da estreia, outras músicas pontuais podem acabar aparecendo na trama.