A Riotur e os órgãos operacionais da Prefeitura do Rio detalharam, nesta sexta-feira (25), a estrutura preparada para a realização do show da cantora Lady Gaga, 38, na Praia de Copacabana, na zona sul da capital fluminense. A apresentação será no sábado (3 de maio), operação vai se estender de sexta-feira (2 de maio) a domingo (4 de maio).
O espetáculo deve levar 1,6 milhão de pessoas para a praia de Copacabana. O show da artista norte-americana está marcado para começar 21h45 e terminar 0h15.
De acordo com a Prefeitura do Rio, foi montado um planejamento especial para o evento semelhante ao show da Madonna, realizado no dia 4 de maio de 2024.
“A operação é muito parecida com o show da Madonna, fizemos ajustes com todos os órgãos que estão super envolvidos e planejados”, disse Bernardo Fellows, presidente da Riotur.
O planejamento para a apresentação vai começar a ser colocado em prática no dia 2 de maio e a operação vai se estender até 4 de maio.
Para dar apoio aos órgãos de segurança, 78 torres de segurança serão espalhadas ao longo da praia de Copacabana; haverá 18 câmeras de reconhecimento facial instaladas nos pontos de revista; 150 detectores de metais serão disponibilizados e haverá ainda a instalação de grades nas ruas transversais à orla.
Na saúde, três postos médicos serão instalados em Copacabana: 2 na Avenida Atlântica e um terceiro na Praça do Lido. Além disso, os hospitais municipais Miguel Couto e Souza Aguiar serão utilizados de retaguarda.
Nos transportes, metrô e BRT vão funcionar 24h no dia do show e os trens também vão operar na madrugada. As linhas de ônibus 100 (Central do Brasil), 167 (Terminal Gentileza), 483 (Penha) e 492 (Bancários) vão contar com operação especial. Assim como ocorreu no show da Madonna, o Terminal Enseada de Botafogo vai funcionar das 19h30 às 4h.
Os bloqueios na praia de Copacabana vão começar na sexta-feira com proibições de estacionamento e, no sábado, o bloqueio total da orla está previsto para 19h30.
Para o show da Lady Gaga, haverá uma equipe de apoio especializada para orientar e oferecer suporte às mulheres em casos de assédio ou violência. 66 profissionais vão atuar no trabalho de conscientização e distribuição de materiais informativos.
A passagem da estrela americana pela cidade do Rio de Janeiro deve proporcionar à economia carioca a movimentação de R$ 600 milhões.
Lady Gaga no Rio: veja primeiras imagens da montagem do show em Copacabana
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lady Gaga em Copacabana: organizadores preparam esquema de 3 dias para show no site CNN Brasil.