O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, anunciou nesta quinta-feira (24/04) que o governo vai suspender todos os descontos mensais feitos por associações e sindicatos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Os aposentados ou pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afetados ou que perceberam descontos indevidos podem pedir a exclusão da cobrança, suspender novas retiradas e tentar devolução de valores.




Esse processo pode ser feito de forma digital, no aplicativo Meu INSS ou pelo site da instituição. Abaixo, veja um passo a passo para cada uma das possibilidades.
Canais principais
O segurado pode realizar os procedimentos abaixo de forma digital nos seguintes canais:
Site Meu INSS
Aplicativo Meu INSS, que pode ser baixado no Google Play ou App Store. É necessário cadastro para usar os serviços dessa plataforma
Como consultar possíveis descontos indevidos
Para verificar se houve descontos indevidos na sua conta, consulte o extrato do INSS no site da instituição ou no aplicativo Meu INSS. Nesse campo, você conseguirá ver os descontos realizados e analisar se existe algum suspeito ou irregular. O extrato lista todas as retiradas, tanto de crédito consignado como de mensalidades associativas.
View this post on Instagram