Muitos tutores de cães enxergam seu animal de estimação como um membro da família, amigo ou, até mesmo, filho. Uma pesquisa mostrou que, para muitas dessas pessoas, o relacionamento com o pet pode ser mais satisfatório do que com melhores amigos e outras relações humanas.
O estudo, publicado na revista científica Scientific Reports, foi liderado por pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, na Hungria. O trabalho revelou que a relação dono-cão pode ser interpretada como uma mistura de relações entre filhos e melhores amigos, combinando pontos positivos da relação com filhos com a ausência de aspectos negativos da amizade.
No entanto, embora os tutores frequentemente considerem a relação com o seu cão superior a outros vínculos, o estudo também descobriu que o maior vínculo entre cão e dono está correlacionado a relacionamentos humanos mais fortes. Em outras palavras, os cachorros complementam os relacionamentos humanos, ao invés de simplesmente compensá-los.
Como o estudo foi feito?
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores pediram para mais de 700 tutores de cães avaliarem 13 características do relacionamento com seus pets e com outros quatro parceiros humanos: filho, parceiro romântico, parente mais próximo e melhor amigo.
Segundo o estudo, os donos classificaram o vínculo com o cão como o mais satisfatório, além de considerarem o anima a melhor fonte de companhia. Além disso, os tutores também sentiram que o cão os amava mais entre todos os parceiros.
Por outro lado, há um maior desequilíbrio de poder em relação ao dono no relacionamento com cães em comparação com qualquer parceiro humano.
“Ao contrário dos relacionamentos humanos, os donos de cães mantêm controle total sobre seus cães, pois tomam a maioria das decisões, contribuindo para a alta satisfação relatada pelos donos. Comparado aos humanos, o relacionamento com cães envolve poucos conflitos e interações negativas mínimas”, explica Enikő Kubinyi, chefe do departamento de Etologia da Universidade Eötvös Loránd, em comunicado.
“Os resultados destacam que os cães ocupam um lugar único em nosso mundo social — oferecendo a proximidade emocional de uma criança, a facilidade de um melhor amigo e a previsibilidade de um relacionamento moldado pelo controle humano — revelando por que nossos laços com eles costumam ser tão profundamente gratificantes”, completa.
O estudo também examinou como as classificações de relacionamento entre cães e humanos se relacionam entre si e descobriu que relacionamentos humanos fortes estão correlacionados a laços mais fortes com cães.
“Esperávamos que pessoas com relacionamentos humanos fracos dependessem mais de seus cães para apoio, mas nossos resultados contradizem isso”, afirma a coautora do estudo Dorottya Ujfalussy. “Em nossa amostra, as pessoas não pareciam usar cães para compensar o apoio insuficiente em seus relacionamentos humanos.”
Ter pets pode trazer benefícios equivalentes ao casamento, diz estudo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Pessoas preferem vínculo com cães ao de amigos, diz pesquisa no site CNN Brasil.