A cidade de Coquimbo, no norte do Chile, registrou dois abalos sísmicos de baixa magnitude nessa quarta-feira (23), véspera da partida entre Palestino e Cruzeiro, pela terceira rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana. O confronto está marcado para esta quinta-feira (24), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Municipal Francisco Sánchez Rumoroso.
De acordo com o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o primeiro tremor ocorreu às 20h24 (horário local), com magnitude de 4.1, a uma profundidade de 62 km. O epicentro foi localizado a 11 km ao norte da comuna de Punitaqui.
A intensidade do sismo foi classificada como IV na Escala de Mercalli em Punitaqui e III em localidades como Monte Patria, Ovalle, Vicuña, Combarbalá e Río Hurtado. Não houve registro de danos ou interrupções em serviços essenciais.
O segundo abalo foi registrado às 23h21 (horário local), com magnitude de 5.3, a uma profundidade de 32 km. O epicentro foi identificado a 14 km ao sudoeste do Parque Nacional Fray Jorge, também na região de Coquimbo. A intensidade Mercalli foi de IV em áreas como La Serena (localizada a cerca de 10,8 km do estádio onde será realizada a partida), Ovalle e Canela.
Em Monte Patria, Punitaqui e outras localidades da região, a intensidade variou entre II e III. Ainda segundo as autoridades, não há chance de formação de tsunamis no local.
Registros do local
Segundo o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred), os dois eventos foram considerados de menor intensidade e não provocaram danos a pessoas ou à infraestrutura crítica. O órgão segue monitorando a situação, mas não emitiu alertas ou recomendações que impactem diretamente o jogo.
O Centro Sismológico Nacional reforça que sismos de baixa magnitude são comuns na região norte do Chile, uma das áreas mais ativas do mundo em atividade tectônica. Por conta disso, os abalos sentidos nas últimas horas foram praticamente imperceptíveis nas proximidades do Estádio Francisco Sánchez Rumoroso, local da partida entre Palestino e Cruzeiro.
Repórter da Itatiaia, Emerson Pancieri esteve no local para fazer a cobertura da Raposa e relatou a situação. “Confesso que nem senti, mas aconteceu (o tremor). Foram dois mesmo, mas perguntando para o pessoal aqui na recepção do hotel em que estamos, disseram que ‘é muito normal’ para eles”, afirmou.
A expectativa é de que o jogo ocorra normalmente, sem qualquer alteração na programação ou riscos aos envolvidos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Palco de jogo entre Cruzeiro e Palestino, Coquimbo registra abalos sísmicos no site CNN Brasil.