Homem que manteve esposa em cárcere é denunciado por cinco crimes no Paraná

O Ministério Público do Paraná (MP-PR), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Rio Branco do Sul, denunciou Jean Machado Ribas, de 23 anos, por cinco crimes diferentes. Ele é investigado por manter a própria esposa em cárcere privado durante cinco anos.

O caso aconteceu na região de Taquaral, em Itaperuçu, município da região metropolitana de Curitiba. Além da mulher, o filho do casal, de quatro anos, também era mantido dentro da residência. 

A denúncia, apresentada nesta segunda-feira (21), inclui cinco crimes: cárcere privado qualificado, lesão corporal no contexto de violência doméstica, dano emocional à vítima, ameaça qualificada e descumprimento de medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha. O acusado está preso na Casa de Custódia de São José dos Pinhais. Ele está preso desde 16 de abril, quando se entregou para a polícia após 29 dias foragido.

Segundo o MP-PR, o homem impedia a companheira de sair de casa e de ter qualquer tipo de contato com familiares ou terceiros sem sua presença. Para isso, usava violência física, ameaças de morte e controle constante por meio de uma câmera instalada na residência, que fica em uma área rural, isolada, a cerca de 20 quilômetros do centro urbano mais próximo.

A promotoria relata que, ao longo do relacionamento, o agressor utilizava coação moral e agressões físicas para manter o controle sobre a vítima. Ele também a isolava socialmente e monitorava todas as suas ações, o que teria causado profundo dano emocional e comprometido sua autonomia.

Em 7 de março deste ano, o homem teria agredido a mulher fisicamente, causando hematomas em seu braço, segundo boletim de ocorrência. Já nos dias 20 e 28 de fevereiro, ele foi acusado de ameaçá-la de morte caso contasse a alguém sobre o que acontecia em casa. Mesmo diante das ameaças, a mulher buscou ajuda, enviando um bilhete e, posteriormente, um e-mail que permitiram sua localização e resgate pela polícia.

O Ministério Público também o denunciou por descumprir medidas protetivas deferidas pela Justiça, que proibiam contato com a vítima. Apesar da ordem, ele voltou a se comunicar com a mulher por meio de mensagens em redes sociais, nos dias 19, 23, 26, 27 e 28 de março.

A CNN tenta contato com a defesa de Jean Machado Ribas. 

Relembre o caso

Conforme apurado pela CNN, a vítima foi resgatada após uma denúncia enviada por ela à Casa da Mulher Brasileira por e-mail. Segundo a Polícia Militar, o autor do crime era acobertado por familiares.

Anteriormente, a vítima entregou um bilhete em um posto de gasolina pedindo por ajuda. De início, porém, negou os fatos. Sendo assim, os policiais pediram para que ela escrevesse em um papel, com o intuito de verificar se havia similaridade com a letra da mensagem entregue dias antes no posto. A semelhança entre as duas caligrafias foi notada pela corporação.


Bilhete escrito pela vítima • Reprodução/PMPR

A mulher foi questionada pelos agentes se possuía celular e respondeu que usava o aparelho do marido e que também tinha um outro telefone na residência que ela relatou ser usado por seu filho. Porém, o aparelho não tinha lista de contatos, WhatsApp e chip.

Posteriormente, os policiais perguntaram qual era o e-mail que constava no celular. Neste momento, a corporação constatou que se tratava do mesmo endereço que enviou o pedido de ajuda para a Casa da Mulher Brasileira.

Após ser perguntada sobre quem teria acesso àquele aparelho, a vítima começou a chorar e relatou que havia, de fato, feito a denúncia, mas que estava com medo de confirmar a informação. Ela disse também que sofria inúmeras agressões, tendo sido amarrada e asfixiada e que não podia contatar familiares.

*Sob supervisão 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Homem que manteve esposa em cárcere é denunciado por cinco crimes no Paraná no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.