Nesta quarta-feira (23), o corpo do papa Francisco começou a ser velado nesta quarta-feira (23) na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia inicou com uma procissão que saiu da Casa de Santa Marta, residência onde o pontífice vivia. Às 6h da manhã (horário de Brasília), o velório foi aberto ao público e uma grande fila se formou para que os fiéis pudessem prestar as últimas homenagens.
De acordo com o Vaticano, cerca de 20 mil pessoas acompanharam a passagem do caixão pela Praça de São Pedro. O corpo poderá ser visitado até sexta-feira (25), quando o caixão será fechado às 15h (horário de Brasília). O funeral está marcado para sábado (26).









Procissão percorreu pontos simbólicos do Vaticano
Antes da abertura ao público, o corpo do papa foi velado por bispos, padres e cardeais, que participaram de cerimônias litúrgicas privadas. De acordo com o Vaticano, 80 cardeais e patriarcas, além de centenas de representantes da Igreja, estiveram presentes no momento inicial da despedida.
A procissão que conduziu o corpo de Francisco percorreu pontos simbólicos do Vaticano, saindo da Casa de Santa Marta, passou pela Praça dos Protomártires Romanos, atravessou o Arco dos Sinos e entrou na basílica pela porta central. A escolha de não passar pelo Palácio Apostólico, como era feito tradicionalmente, foi uma decisão pessoal de Francisco, que preferiu uma cerimônia mais simples.
Durante a travessia da Praça de São Pedro, milhares de pessoas aplaudiram o pontífice. O Vaticano reforça que o funeral de sábado será restrito a convidados e representantes internacionais, apesar disso, a cerimônia também será transmitida para o mundo inteiro.
Veja o vídeo: