Um dia após a morte do papa Francisco, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, embarcou rumo ao Vaticano, na noite desta terça-feira (22).
O cardeal chegou ao Aeroporto Internacional de Salvador por volta das 21h, acompanhando de outros religiosos da capital baiana. Foi recepcionado por alguns passageiros que até pediram foto. Ele atendeu a imprensa rapidamente.
Apesar dos detalhes da viagem não terem sido confirmados pela Arquidiocese, a reportagem da CNN apurou que o voo vai para Portugal às 23h45, de onde seguirá para Roma. Ele chega três dias antes funeral do papa, marcado para o sábado (26).
Seguindo a simplicidade de Francisco, ele fez questão de destacar que estava viajando em um voo comercial de classe econômica.
Dom Sergio está entre os sete brasileiros aptos a participar do Conclave, votação que irá definir o novo do líder da Igreja Católica. Questionado sobre ser um dos favoritos para substituir o papa argentino, ele disse que participa do momento com responsabilidade.
“Nós temos ainda muito pela frente. Neste momento devemos rezar pelo papa que faleceu e colocar nas mãos de Deus a vida da igreja. Compreendo que haja sempre especulações a respeito de nomes, mas estejam tranquilos que eu estarei de volta [se Deus quiser] para cumprir minha missão em Salvador”, contou em entrevista à CNN.
O Arcebispo de Salvador era o único brasileiro a integrar o C9 – conselho composto por nove cardeais, que auxiliava o papa a governar a igreja. Ele também lembrou da proximidade com Francisco nesse período.
“Tivemos a graça de estarmos mais próximos do papa para ajudar a pensar a missão da igreja, sempre respeitando a agenda dele. Em nossas reuniões sempre procuramos refletir não só sobre o que se passava no interior da igreja, mas as alegrias e dores da humanidade. O papa sempre esteve aberto para o que se passava no mundo e ele ajudou muito a trilhar esse caminho de diálogo, fraternidade e paz”, pontuou Dom Sergio.
Entre tantos gestos do papa Francisco, o cardeal não deixou de lembrar e agradecer pela canonização de Santa Dulce dos Pobres, que aconteceu em 2019, no Vaticano. A baiana ficou conhecida pelo trabalho social prestado aos mais necessitados e se tornou a primeira santa brasileira.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Arcebispo de Salvador embarca para o Vaticano no site CNN Brasil.