Oscar 2026: membros precisarão assistir a todos os filmes para votar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a data em que deve ocorrer a próxima cerimônia do Oscar e as mudanças para a premiação de 2026.

A 98ª edição do prêmio acontece em 15 de março de 2026, com os indicados revelados pela Academia em 22 de janeiro do ano que vem.

Uma das principais mudanças está nos critérios para que os membros da Academia possam votar nas categorias da premiação – fator que gerou críticas do público durante o Oscar deste ano, já que muitos votantes puderam fazer sua escolha mesmo sem ter assistido a todos os indicados.

A partir de 2026, os membros da instituição deverão assistir a todos os filmes indicados em uma categoria para serem elegíveis para votar na rodada final do Oscar. Todos os indicados designados também serão incluídos na votação final.

Outra mudança tem a ver com o uso de inteligência artificial nos filmes: a Academia destacou que o uso da tecnologia não vai contribuir nem prejudicar as chances de um filme obter uma indicação.

“A Academia e cada seção julgarão a conquista levando em consideração o grau em que um ser humano esteve no cerne da autoria criativa ao escolher qual filme premiar”, destaca em nota.

Outra mudança, anunciada anteriormente, é a inclusão de uma nova categoria na premiação: a de Melhor Elenco, que reconhecerá os diretores de elenco responsáveis pela seleção dos atores de um filme.

*Com informações de Victoria Nogueira Rosa, em colaboração para a CNN

No Oscar, Fernanda Torres diz categoria que incluiria na premiação

Este conteúdo foi originalmente publicado em Oscar 2026: membros precisarão assistir a todos os filmes para votar no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.