Vários países latino-americanos declararam dias de luto nacional em homenagem ao papa Francisco, o primeiro pontífice da região.
O líder da Igreja Católica morreu na segunda-feira (21), após um derrame e insuficiência cardíaca.
Diversos chefes de Estado, incluindo os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Javier Milei, devem comparecer ao velório de Francisco. Veja a lista completa nesta matéria.
O Brasil, que possui a maior população católica do mundo, com 116 milhões de pessoas, declarou sete dias de luto.
A Argentina, país natal de Francisco, também terá sete dias de luto.
Peru e Equador anunciaram três dias de luto a partir de hoje. A presidente peruana, Dina Boluarte, expressou as “mais sentidas condolências ao mundo católico” após o falecimento do papa.
O Paraguai terá cinco dias de luto nacional a partir de hoje por ordem do presidente Santiago Peña.
Cuba declarou estado de luto a partir da manhã desta quarta-feira (23) até o meio-dia de quinta-feira (24), durante o qual a bandeira nacional estará hasteada a meio mastro, segundo o jornal Granma, do Partido Comunista de Cuba.
Francisco desempenhou um papel fundamental nas relações diplomáticas entre Cuba e os EUA em 2014, fazendo apelos pessoais ao então presidente Barack Obama e a líderes cubanos. Ele recebeu ambos os lados para conversas no Vaticano.
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou luto oficial de três dias, de acordo com um boletim oficial do governo que se referiu a Francisco como um “amigo do povo venezuelano que representava os maiores valores da humanidade”.
Panamá e Costa Rica também declararam dias de luto nacional.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Países da América Latina declaram luto nacional após morte do papa Francisco no site CNN Brasil.