
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21), deixando um legado de fé e esperança. Brasileiros relembram encontros com o Papa Francisco
O Bom Dia Brasil desta terça-feira (22) conversou com brasileiros que tiveram encontros com o papa Francisco — um dos momentos mais memoráveis para católicos (veja no vídeo acima).
O projeto Pão do Povo da Rua, que distribui alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade em São Paulo, levou uma comitiva ao Vaticano para conhecer o papa Francisco.
“Não foi um homem comum dentro da igreja, ele olhou para os vulneráveis, para quem passava fome”, disse Ricardo Frugoli, idealizador do projeto.
Entre os integrantes do passeio estava Ricardo Mendes, ex-usuário de crack e hoje paisagista, que entregou ao pontífice cartas escritas por pessoas em situação de rua.
“Foi um momento mágico, único na minha vida. Eu disse ‘rogai pelo povo da rua, rogai por todos nós’. E ele fez um sinal e me disse ‘Jesus lhe abençoe’. O que ele deixa é a fé e esperança de que as coisas vão passar, e que a fome tem que acabar”, conta Ricardo.
‘Deus é brasileiro’, disse o papa
“O papa é argentino e Deus é brasileiro”, brinca Francisco sobre rivalidade entre vizinhos
Em 2013, logo no início de seu pontificado, o papa visitou o país durante a Jornada Mundial da Juventude. Na época, em tom bem-humorado, ele comentou sobre a rivalidade entre Brasil e Argentina e disse que essa questão já estava “totalmente superada”.
“Porque nós negociamos bem: o papa é argentino, e Deus é brasileiro”, brincou. Relembre esse momento no vídeo acima.
Morte do papa
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). Segundo o Vaticano, a morte foi causada por um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.
O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado 38 dias internado. Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua eleição em 2013.
LEIA TAMBÉM:
AO VIVO: acompanhe a cobertura da cerimônia fúnebre
Veja quem são os brasileiros que podem participar do Conclave
INFOGRÁFICO: Conclave, como a Igreja Católica escolhe um novo papa
‘Os sinos tocaram e tudo começou a fechar’, relata brasileira que estava na Basílica de São Pedro na hora da morte do papa