Papa Francisco: Belém presta homenagens e relembra carinho pela Amazônia

A Basílica Santuário de Nazaré, um dos maiores símbolos da fé católica na Amazônia, prestou na noite desta segunda-feira (21) suas últimashomenagens ao papa Francisco. Fiéis participaram em grande número da programação especial dedicada à memória do Santo Padre, marcada por orações, emoção e reverência.

Durante todo o dia, a Casa da Rainha da Amazônia – como é carinhosamente chamada a Basílica dedicada à Nossa Senhora de Nazaré – incluiu intenções pela alma de Francisco em todas as celebrações e missas.

A Missa das 18h, presidida pelo padre Josué Maria Bosco, foi especialmente voltada à despedida do líder da Igreja Católica. Em sinal de luto e respeito, os sinos da Basílica tocaram em horários simbólicos: às 8h, 10h, 13h e 19h.

No altar central, um quadro com o retrato do Papa permaneceu exposto durante todo o dia, e seguirá no templo até o seu sepultamento, como ponto de oração e homenagem.

“Nos ensinou a amar com simplicidade. Papa Francisco fez sua Páscoa e está ao lado do Pai”, afirmou a Basílica nas redes sociais.

Veja quando deve ser o conclave após a morte do papa Francisco

Pará de luto

O Governo do Estado do Pará decretou luto oficial de sete dias em memória do papa Francisco. A decisão foi publicada em Diário Oficial, e destaca em especial o carinho do Papa e sua atenção constante à Amazônia e aos povos da floresta.

A Arquidiocese de Belém emitiu nota de pesar lembrando a relação especial que o pontífice manteve com a Amazônia.

Francisco foi o autor da exortação apostólica “Querida Amazônia”, em que expressou o desejo de uma Igreja com “rosto amazônico” e mais próxima dos pobres e dos povos originários.

Durante o Sínodo da Amazônia, em 2019, o papa incentivou a valorização das culturas locais e o respeito às comunidades tradicionais da região. Além das palavras, Francisco também se destacou por gestos concretos.

Durante a pandemia da Covid-19, o papa enviou doações importantes à Amazônia. Quatro ventiladores pulmonares chegaram ao Brasil em 2020, sendo três deles destinados ao Pará.

Um foi para o Hospital Divina Providência, em Marituba, administrado pelos Pobres Servos da Divina Providência; outro seguiu para o Barco Hospital Papa Francisco, e o terceiro foi entregue à Diocese de Marabá, acolhido por Dom Vital Corbellini.

No mesmo período, a Arquidiocese de Belém recebeu ainda uma doação de dez mil reais enviada pessoalmente pelo pontífice.

O valor foi utilizado para ações de assistência a famílias em situação de vulnerabilidade, em especial idosos e trabalhadores desempregados de comunidades periféricas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Papa Francisco: Belém presta homenagens e relembra carinho pela Amazônia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.