Missa em homenagem ao papa Francisco reúne dois mil fiéis em Belo Horizonte

Na noite desta segunda-feira (21), data da morte do papa Francisco, cerca de dois mil peregrinos se uniram ao arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, para a missa com orações pelo descanso eterno da alma do pontifíce.

A missa foi celebrada na Catedral Cristo Rei, na capital mineira. “É a Igreja na amada Arquidiocese de Belo Horizonte unida à Igreja de todo o mundo, para poder orar, pedindo o descanso eterno do Papa Francisco, servo bom e fiel, que entra na alegria do Senhor”, declarou dom Walmor Oliveira de Azevedo, durante a Missa.

Dom Walmor salientou ainda que o coração da Igreja está em luto. “Viemos transformar a nossa saudade e reverência em gratidão, pela herança inesgotável que o papa Francisco deixa: respostas do Evangelho para o mundo contemporâneo”.

Ao final da missa, uma pequena procissão de fiéis levou flores a um quadro do papa Francisco colocado próximo ao altar. Segundo a arquidiocese, as orações pelo descanso eterno de Francisco continuam nos próximos dias, com as comunidades paroquiais organizando missas e outros momentos de preces.

Veja quando deve ser o conclave após a morte do papa Francisco

Logo após a notícia do falecimento do papa Francisco, dom Walmor Oliveira de Azevedo agradeceu a dedicação dele à Igreja, expressando seu pesar pelo falecimento do Santo Padre.

Veja a mensagem na íntegra:

“Recebemos, com grande pesar, a notícia da morte do papa Francisco. Nosso pesar profundo é iluminado pela luz da ressurreição de Cristo, a certeza da vida plena. Professamos a nossa fé em Cristo ressuscitado e a certeza do papa Francisco presente em Deus, recebendo grande recompensa por tudo aquilo que realizou como pastor na Igreja, como sucessor do apóstolo Pedro. Deus o recompense por tudo. O papa deixa um legado importantíssimo para a nossa Igreja. Uma igreja chamada a ser presença no coração do mundo contemporâneo para abri-lo a novos rumos. Louvamos a Deus pelo ministério do papa Francisco, particularmente como pastor na Igreja, sucessor do apóstolo Pedro. Sua herança é um tesouro inesgotável. Deixa-nos, portanto, uma herança para darmos continuidade a um caminho: a Igreja respondendo aos desafios do tempo atual. Deus seja louvado pelo papa Francisco e o nosso pesar se transforme em gratidão e reverência, sobretudo em compromisso com o caminho de uma Igreja em saída, missionária, de comunhão, participação e vigorosa na missão. Oremos por ele, agradecidos por tudo, e sejamos fiéis ao caminho que ele nos apontou e aos horizontes que ele nos desenhou.

Descanse em paz, Papa Francisco, agradecidos que somos por tudo e nosso caminho seja fecundado por suas preces e intercessão junto de Deus.”

Dom Walmor Oliveira de Azevedo 
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Missa em homenagem ao papa Francisco reúne dois mil fiéis em Belo Horizonte no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.