O filme “Conclave”, indicado a oito categorias do Oscar em 2025 e vencedor de Melhor Roteiro Adaptado, foi baseado na obra do escritor britânico Robert Harris. O livro, de mesmo nome do longa, foi publicado no Brasil pela editora Companhia das Letras graças a uma sugestão de Jô Soares.
O apresentador e humorista, que morreu em 2022, aos 84 anos, era amigo do presidente da editora, Luiz Schwarcz, e recomendou a obra de Harris durante um encontro entre os dois, conforme a editora confirmou a CNN.
“Conclave” foi publicado no Brasil em 2020, dois anos depois da publicação de outro livro de Harris, “Munique“, ambos pelo selo Alfaguara da Companhia das Letras.
Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), a obra de Harris, que imagina como seria a eleição do próximo Papa, volta a ser assunto.
O filme dirigido por Edward Berger chegou ao streaming neste mês.
A trama segue o Cardeal Lawrence, vivido por Ralph Fiennes, que recebe a responsabilidade de supervisionar a eleição de um novo Papa após a morte repentina do líder da Igreja.
Este processo acaba expondo uma acirrada disputa de poder entre importantes figuras da Igreja Católica que se dividem entre o conservadorismo e o progressismo, enquanto o protagonista se depara com segredos e conspirações ao longo da votação confidencial.
Conheça o livro “Conclave”

- Título: “Conclave”
- Autor: Robert Harris
- Selo: Alfaguara
- Editora: Companhia das Letras
- Número de páginas: 272
- Preço: R$ 79,90 livro físico | R$ 39,90 e-book
Diretor de “Conclave” elogia Fernanda Torres: “Quero trabalhar com ela”
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Conclave”: livro foi publicado no Brasil por sugestão de Jô Soares no site CNN Brasil.