
Cardeal irlandês de 77 anos ocupa o cargo de camerlengo e irá governar a Igreja Católica durante o período de “Sé Vacante”, até a escolha de um novo papa. Kevin Farrell e cardeais: quem é quem no anúncio da morte do papa Francisco
Arte g1
A morte do papa Francisco foi anunciada na manhã desta segunda-feira (21) pelo cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell. Ele ocupa o cargo de camerlengo e, portanto, será responsável por governar a Igreja Católica até a escolha de um novo papa.
Outros três religiosos estavam ao lado de Kevin durante o anúncio da morte de Francisco: o secretário de Estado Pietro Parolin e o seu substituto Edgar Peña Parra, além do mestre de cerimônias Diego Giovanni Ravelli.
Veja abaixo o papel de cada um deles no Vaticano.
Veja o momento em que o Vaticano anuncia a morte do Papa Francisco
Pietro Parolin, ‘vice-papa’
O cardeal italiano de 70 anos é secretário de Estado do Vaticano, um cargo semelhante ao de um primeiro-ministro. Os secretários de Estado são frequentemente chamados de “vice-papas” porque estão em segundo lugar, depois do pontífice, na hierarquia do Vaticano.
Kevin Joseph Farrell, camerlengo
O cardeal irlandês de 77 anos irá governar a Igreja Católica durante o período de “Sé Vacante”, até a escolha de um novo papa.
O camerlengo também é responsável por atestar a morte do papa e assume temporariamente o Palácio Apostólico, que é residência oficial do papa.
Além disso, cuida administração dos bens e do Tesouro do Vaticano.
Edgar Peña Parra, secretário de Estado substituto
O Dom Edgar Peña Parra é venezuelano e tem 65 anos. Em 2018, ele foi nomeado pelo papa como substituto do secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin.
Diego Giovanni Ravelli, mestre de cerimônias
O Arcebispo Diego Giovanni Ravelli foi nomeado mestre de cerimônias do Vaticano em 2023. Aos 59 anos, o italiano também é responsável pela Capela Musical Pontifícia Sistina.