Veja quem são os favoritos na disputa por novo papa após morte de Francisco

Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), os católicos fiéis se preparam para acompanhar o próximo conclave. Os veículos especializados já começaram a apontar os principais nomes que podem assumir o comando da Igreja Católica.

Entre os mais mencionados estão Robert Sarah, Péter Erdo, Matteo Maria Zuppi, Pietro Parolin, Jean-Marc Aveline e Luis Antonio Gokim Tagle. Esses são os nomes aparecem com frequência em análises feitas por sites como o “Colégio dos Cardeais”, que listou 22 papáveis de diferentes regiões do mundo.

A lista inclui representantes da África, Europa, América Latina e Ásia, como Fridolin Ambongo Besungu (Congo), Anders Arborelius (Suécia), Charles Maung Bo (Mianmar), e Daniel Sturla (Uruguai). Tagle, Parolin e Sarah estão entre os favoritos de diferentes alas da Igreja.

Atualmente, o colégio de cardeais tem 252 membros, sendo 125 eleitores e todos elegíveis ao pontificado. Embora qualquer religioso possa ser eleito papa, desde o século XV, todos os escolhidos eram cardeais.

Em 2013, Jorge Mario Bergoglio não aparecia entre os mais cotados, e ainda assim foi escolhido, o que mostra que nem sempre o favorito ganha. Muitos dos nomes que despontaram em 2013 continuam aptos à eleição, como Odilo Scherer (Brasil), Timothy Dolan (EUA), Francisco Robles Ortega (México) e Peter Turkson (Gana). Já outros, como Angelo Scola e Leonardo Sandri, já ultrapassaram os 80 anos e não votam mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.