O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. A notícia foi dada em um comunicado emitido pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano. “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco”, disse um comunicado do camerlengo. “Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.”
O pontífice argentino passou por dificuldades respiratórias no começo do ano e ficou internado por quase 40 dias no Hospital Gemelli e recebeu alta no dia 23 de março. Em seguida, o papa recebeu um diagnóstico de pneumonia nos dois pulmões, uma condição que pode inflamar e cicatrizar os órgãos, dificultando a respiração.





Veja as homenagens de famosos ao Papa Francisco
Diversos famosos usaram suas redes sociais nesta segunda-feira (21) para prestar homenagens ao papa Francisco. Virginia lamentou a morte com uma mensagem: “Que Deus o tenha! Descanse em paz”, escreveu a esposa de Zé Felipe.
Whoopi Goldberg reverenciou o legado do papa e disse: “Ele foi o mais próximo em muito tempo que pareceu lembrar que o amor de Cristo envolvia crentes e não crentes. Ele parecia mais com o Papa João XXIII, que tornou a crença real. Navegue em frente, Papa Francisco, com seu amor pela humanidade e pelo riso.”
Felipe Neto compartilhou nos stories do Instagram: “Melhor papa que existiu.” Já Luciano Huck relembrou seu encontro com o papa no Vaticano, escrevendo: “Em 2017, eu e o Padre Fábio de Melo realizamos o sonho da Tia Socorro de conhecê-lo no Vaticano. Uma mulher que, na sua simplicidade, muito se assemelha ao Papa. Dedicou sua vida a cuidar de mais de 300 crianças e jovens com deficiência ou vítimas de violência, abandonados nas ruas de Belém. Agora, eles devem se reencontrar no céu. Que possamos seguir o exemplo de solidariedade, amor e união deixado por Francisco!“
Ivan Moré também postou uma foto e legendou: “O maior de todos se foi“. Bruno Astuto postou uma imagem do papa e um longo desabafo: “[…] O primeiro Papa não-europeu desde o século IX chegou de uma maneira sui generis – com o antecessor ainda vivo -, confortou nossas almas numa pandemia absurda e nos deixa num mundo dividido que tanto precisa de suas palavras de fé e esperança, como as de sua última Homilia de ontem.”
O espanhol Antonio Banderas, católico praticante, relembrou uma foto ao lado do papa, dizendo: “Morre o papa Francisco, um homem que, como chefe da Igreja Católica, demonstrou bondade, amor e misericórdia para com os mais necessitados.”
Florinda Meza, atriz que ficou conhecida por interpretar Dona Florinda, também postou uma foto com o papa e declarou: “Vou sentir muita falta de você. Você sempre se preocupou com os mais vulneráveis. Sempre trazendo surpresas ao mundo, sua partida é a maior de todas. Obrigado por me permitir conhecê-lo, apertar sua mão e ouvir que, para você, o riso e a alegria são necessidades humanas básicas. A tristeza pela sua ausência é enorme, mas a esperança pelo seu legado é maior.”
A apresentadora Ana Maria Braga compartilhou sobre a perda: “Quando uma alma bonita se vai, ela deixa um rastro de luz. Papa Francisco nos ensinou sobre amor, humildade e esperança. Que seu exemplo continue guiando corações. Descanse em paz”, escreveu ao postar uma foto do papa em seu Instagram.
View this post on Instagram
View this post on Instagram
View this post on Instagram
View this post on Instagram
View this post on Instagram