Ao longo do capítulo deste sábado (19) de Vale Tudo, o personagem Rubinho (Júlio Andrade) apresentou alguns sintomas pré-infarto, como pressão no peito e dores no braço esquerdo. Mas é normal que um evento como esse se anuncie tão antes?
De fato, de acordo com a Mayo Clinic, clínica médica referência nos Estados Unidos, os sinais antes de um ataque cardíaco podem aparecer horas, dias e até semanas antes do evento. “Dor ou pressão no peito (angina) que persiste e não desaparece com repouso pode ser um sinal de alerta precoce. A angina é causada por uma diminuição temporária do fluxo sanguíneo para o coração”, diz o site oficial da instituição.
Rubinho terá um infarto no capítulo da próxima segunda-feira (21), morrendo nos braços da ex-mulher, Raquel (Taís Araújo). O músico estará embarcando para Nova York, feliz da vida, no jatinho de Marco Aurélio (Alexandre Nero). Porém, no momento da decolagem, ele sofrerá um infarto fulminante.
Quais são os sintomas de infarto?
Embora possa acontecer de maneira súbita, parte dos pacientes pode apresentar sinais, ao infartar, que incluem:
- Dor ou desconforto na região peitoral que pode afetar as costas, rosto, braço esquerdo;
- Sensação de peso ou aperto sobre tórax;
- Suor frio;
- Palidez;
- Falta de ar;
- Sensação de desmaio.
Segundo dados da American Heart Association, 20% dos casos são assintomáticos. Isso significa que eles só são diagnosticados posteriormente, durante exames de check-up médico de rotina.
Os sintomas de infarto podem se manifestar de forma diferente entre homens e mulheres. Isso acontece porque o ataque cardíaco nas mulheres geralmente acomete pequenas artérias, enquanto que nos homens, as grandes artérias coronárias — mas isso não é regra.
Em vez de sentir uma pressão ou aperto, as mulheres costumam experimentar como uma dor aguda, pontiaguda ou como uma sensação de queimação. A dor também pode estar localizada não apenas no peito, mas nos ombros, costas, pescoço ou mandíbula.
Dr. Kalil ensina: como identificar sintomas de infarto?
Estilo de vida ameaça o coração?
É comum vermos o músico na novela com um copo de uísque na mão ou fumando um cigarro. E foi até assunto no X, antigo Twitter, que esses hábitos agravaram o quadro:
Rubinho infartando desde ontem e bebendo e fumando. Tivesse ido no médico não morria #valetudo
— wand (@passalittle) April 20, 2025
Entre os fatores de risco para um infarto estão o tabagismo, o sedentarismo, a alimentação rica em alimentos ultraprocessados e gordurosos, colesterol elevado e estresse em excesso, como debatido pelo cardiologista Roberto Kalil e seus convidados em episódio do CNN Sinais Vitais de março de 2024.
*Com informações de Gabriela Maraccini, da CNN, e Heloísa Noronha, em colaboração à CNN
Síndrome do coração partido: é possível morrer de amor?
Este conteúdo foi originalmente publicado em Rubinho tem sintomas de infarto em Vale Tudo: como reconhecer crise? no site CNN Brasil.