O professor-titular de Neurologia da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Nitrini, premiado pela Associação de Alzheimer por suas contribuições científicas, falou durante a participação no CNN Sinais Vitais sobre como o Alzheimer afeta o cérebro e quais são os sintomas iniciais da doença.
Segundo Nitrini, a primeira manifestação da doença ocorre nas sinapses cerebrais que sofrem uma redução. Ele explica que as sinapses são essenciais para as conexões que formam as memórias e informações. Posteriormente, há uma perda do número de neurônios, o que agrava significativamente o quadro.
“Normalmente, o Alzheimer, na maior parte dos casos, começa com a dificuldade de reter novas informações, uma dificuldade de memorizar”, destacou o especialista.
À medida que a doença progride, afeta outras funções cognitivas, como a capacidade de programação e execução de tarefas e a linguagem, pontua Nitrini.
“Por enquanto, a prevenção da doença de Alzheimer é a prevenção de outras doenças que podem afetar o nosso cérebro”, explica o professor da USP.
Ele recomenda manter uma boa saúde física para preparar melhor o cérebro, caso a doença de Alzheimer se desenvolva. Isso inclui realizar exercícios físicos regularmente, cuidar de problemas clínicos como hipertensão, hipercolesterolemia e glicemia e também manter-se intelectualmente ativo.
“É muito pouco ainda o que a gente pode fazer, mas a gente espera que nos próximos anos as coisas estão caminhando rapidamente. Novas medicações, novos caminhos possam permitir que a gente impeça a doença de Alzheimer se manifestar”, conclui o neurologista.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Especialista explica como identificar primeiros sinais de Azheimer no site CNN Brasil.