Especialista explica como identificar primeiros sinais de Azheimer

O professor-titular de Neurologia da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Nitrini, premiado pela Associação de Alzheimer por suas contribuições científicas, falou durante a participação no CNN Sinais Vitais sobre como o Alzheimer afeta o cérebro e quais são os sintomas iniciais da doença.

Segundo Nitrini, a primeira manifestação da doença ocorre nas sinapses cerebrais que sofrem uma redução. Ele explica que as sinapses são essenciais para as conexões que formam as memórias e informações. Posteriormente, há uma perda do número de neurônios, o que agrava significativamente o quadro.

“Normalmente, o Alzheimer, na maior parte dos casos, começa com a dificuldade de reter novas informações, uma dificuldade de memorizar”, destacou o especialista.

À medida que a doença progride, afeta outras funções cognitivas, como a capacidade de programação e execução de tarefas e a linguagem, pontua Nitrini.

“Por enquanto, a prevenção da doença de Alzheimer é a prevenção de outras doenças que podem afetar o nosso cérebro”, explica o professor da USP.

Ele recomenda manter uma boa saúde física para preparar melhor o cérebro, caso a doença de Alzheimer se desenvolva. Isso inclui realizar exercícios físicos regularmente, cuidar de problemas clínicos como hipertensão, hipercolesterolemia e glicemia e também manter-se intelectualmente ativo.

“É muito pouco ainda o que a gente pode fazer, mas a gente espera que nos próximos anos as coisas estão caminhando rapidamente. Novas medicações, novos caminhos possam permitir que a gente impeça a doença de Alzheimer se manifestar”, conclui o neurologista.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Especialista explica como identificar primeiros sinais de Azheimer no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.