Na noite de quinta-feira (17), um meteoro cruzou o céu do Rio Grande do Sul, com desintegração registrada sobre a cidade de Santa Maria. O fenômeno foi captado pelas câmeras dos observatórios do Bate-Papo Astronômico, no Santa Maria Tecnoparque, e do Clube de Astronomia do Campus de Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). As informações são do g1.
De acordo com Fabricio Colvero, diretor executivo do Bate-Papo Astronômico, o meteoro atingiu velocidade de aproximadamente 108 mil quilômetros por hora e queimou por cerca de um segundo e meio até se desintegrar totalmente sobre Santa Maria.





O meteoro também foi avistado em Santo Ângelo e, segundo Colvero, diferiu de um outro fenômeno registrado na noite anterior, por ter apresentado menor brilho e maior duração na atmosfera. Ele destacou que esse meteoro é classificado como esporádico, ou seja, não está associado a nenhuma chuva de meteoros conhecida.
Chuva de meteoros deve ocorrer nos próximos dias
Os dois observatórios que captaram o meteoro fazem parte da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), que atua no monitoramento e registro desses fenômenos no país.
Segundo o pesquisador Andrei Roger de Lima, da BRAMON, o final de abril é marcado pela ocorrência da chuva de meteoros Líridas. Esse evento astronômico ocorre anualmente entre os dias 16 e 25 de abril, com pico de atividade previsto para o dia 22.
Veja o vídeo: