Goiânia é a segunda capital mais arborizada do Brasil, diz IBGE


Conforme a pesquisa, os dados se referem à presença de árvores nas calçadas das áreas residenciais. De acordo com o censo, 89,6% dos moradores de Goiânia residem em logradouros que possuem uma ou mais árvores. Ipês amarelos floridos na Avenida Anhanguera, em Goiânia, Goiás
Wildes Barbosa / O Popular
Goiânia é a segunda capital mais arborizada do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme a pesquisa, os dados se referem à presença de árvores nas calçadas das áreas residenciais, e não em parques ou áreas verdes.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A pesquisa faz parte do Censo Demográfico de 2022, mas os dados foram divulgados nesta quinta-feira (17).
De acordo com o censo, 89,6% dos moradores de Goiânia residem em logradouros (avenidas, ruas e praças) que possuem uma ou mais árvores. Com isso, a capital é a segunda mais arborizada do país, atrás apenas de Campo Grande, com 91,4%.
O índice é resultado da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios. Trata-se de um levantamento que mapeira dez elementos urbanísticos. Entre eles:
Capacidade de circulação da via;
Pavimentação da via;
Existência de bueiro ou boca de lobo;
Iluminação pública, ponto de ônibus ou ponto de van;
Sinalização para bicicletas, presença de calçada ou passeio público;
Presença de obstáculo na calçada;
Rampa para cadeirante e arborização.
Brasil
A pesquisa do IBGE é nacional e mostrou que mais de 66% da população brasileira vive em ruas com arborização, segundo os dados da pesquisa.
No entanto, o nível de cobertura varia: cerca de 20% dessas pessoas vivem em vias com até 2 árvores, 13,5% em locais com 3 ou 4 árvores e 32,1% em ruas com 5 ou mais árvores. Já 33,7% dos moradores estão em vias sem nenhuma árvore.
O maior percentual de moradores em vias com arborização era do estado do Mato Grosso do Sul, com 92,4%, e o menor percentual, em Sergipe, com 38,5%.
Estados da Região Norte do país apresentam percentuais mais baixos, como Acre (42,1%) e Amazonas (42,1%), enquanto estados da Região Centro-Oeste lideram com percentuais mais altos, como o Distrito Federal (84,2%), Goiás (81,9%) e Mato Grosso (80,9%).
LEIA TAMBÉM
Cidade Arborizada do Mundo: saiba por que Goiânia recebeu título da ONU
Goiânia 89 anos: confira série de reportagens especiais do O Popular e G1 Goiás
‘Capital dos bares’: Goiânia reúne cerca de 20 mil botecos; conheça os mais antigos
Cidade Arborizada do Mundo
Em 2023, Goiânia ganhou o título de Cidade Arborizada do Mundo, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com mais de 1 milhão de árvores em seus 32 bosques e parques. Outras 33 cidades do Brasil também receberam o mesmo reconhecimento.
O reconhecimento é dado aos municípios que mais investem em programas para criar e manter áreas verdes dentro do ambiente urbano. O g1 entrou em contato com a ONU para saber sobre o título deste ano, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Avenida Tocantins, no Setor Central, em Goiânia, Goiás
Vinicius Moraes/g1
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.