Organizado pela WAPOR (World Association for Public Opinion Research) com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o XI Congresso Latino-americano da ocorrerá de 28 a 30 de abril, sendo o maior evento da América Latina dedicado à pesquisa de opinião pública, comportamento eleitoral e comunicação política.
O congresso irá reunir especialistas de diversas áreas para discutir temas cruciais que afetam a sociedade contemporânea, como o desempenho das pesquisas eleitorais, as reações da opinião pública diante da crise ambiental, a polarização política, os desafios impostos pela inteligência artificial e as ameaças à democracia.
Com o tema “Opinião pública, civismo e riscos globais na América Latina”, o congresso terá uma programação intensa, composta por mais de 30 painéis de especialistas e mais de 200 trabalhos acadêmicos apresentados em 80 sessões temáticas por pesquisadores e profissionais de pelo menos 15 países.
Palestrantes internacionais
Entre os destaques do evento estão três palestras magistrais com nomes de peso da academia e do jornalismo internacional:
● Pedro Magalhães, da Universidade de Lisboa, abordará a questão do engajamento cívico na defesa da democracia na palestra “Quem se importa e engaja pela defesa da democracia?”.
● Fabián Bosoer, editor de opinião do jornal argentino Clarín, falará sobre as transformações no jornalismo de opinião e o impacto da pós-verdade e da inteligência artificial na comunicação pública em sua palestra “O que sobrou da conversação pública?”.
● Felipe Nunes, fundador da Quaest (Brasil), irá compartilhar inovações metodológicas em pesquisas eleitorais durante a palestra “Inovações metodológicas em pesquisas eleitorais”.
Workshops e oportunidades para profissionais
O congresso também oferecerá cinco workshops gratuitos aos participantes, proporcionando uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos e práticas relacionadas à pesquisa e à comunicação política. Esses workshops visam capacitar os profissionais da área a lidar com os novos desafios impostos pela rápida evolução das tecnologias e das transformações no comportamento eleitoral.
Os participantes poderão trocar experiências e ampliar suas redes de contatos com líderes do setor e pesquisadores renomados. O evento conta com o apoio de importantes protagonistas do ecossistema de pesquisas e geração de conhecimento, como o IPESPE, IPEC, D3SYSTEMS, MBC Mori, DOOBLO, MAKEOPINION, DATAGOAL, Universidade de Montevideo, The Roper Center e a Fundação Konrad Adenauer.
Como participar:
Para aqueles interessados em participar do congresso, as últimas vagas disponíveis podem ser garantidas do site oficial do evento: Link
O post Congresso Latino-americano WAPOR tem início dia 28, na UFSC apareceu primeiro em Informe Floripa.