
Desde 2023 são analisados dados das línguas Parikwaki, Kheuol Karipuna, Kheuól Galibi-marworno e Kali’na, por meio de um edital do Iphan. Encontro com lideranças dessas etnias vai ser realizado nos dias 22 e 23 deste mês, em Macapá. Projeto mapea as línguas faladas em Oiapoque pelas comunidades tradicionais
Gea/Divulgação
Pesquisadores buscam, por meio do projeto Qual (is) língua (s) você fala? – Identificação e Salvaguarda das Línguas Indígenas do Oiapoque, mapear e criar um acervo digital dos dialetos indígenas falados no extremo norte do Amapá. Desde 2023, estão sendo catalogados dados das línguas Parikwaki, Kheuol Karipuna, Kheuól Galibi-marworno e Kali’na.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
O projeto faz parte do Programa de Mestrado Profissional de Cultura e Política (PPCULT) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e foi contemplado num edital do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (PNPI/Iphan).
Uma das ações previstas para os dias 22 e 23 de abril é um encontro com lideranças dessas etnias estudadas. Evento faz parte do Mês dos povos indígenas (acompanhe a programação mais abaixo).
Qual (is) língua (s) você fala?
Projeto escuta as comunidades para catalogar os dialetos
Projeto Qual (is) língua (s) você fala?/Divulgação
A ideia do projeto é documentar o legado dos povos tradicionais que vivem na região de Oiapoque, os quais somam 29,43% dos habitantes, correspondendo a 8.088 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
São realizados registros audiovisuais de expressões orais, das práticas culturais e conhecimentos tradicionais. O material catalogado será usado como uma ferramenta de estudos. Os ensinamentos que seriam repassados de maneira informal entre as comunidades agora poderão ser acessados pela sociedade em geral, preservando a cultura ancestral da Amazônia.
Essa foi a forma que o projeto encontrou para entender como essas etnias vivem, como se comunicam e se organizam. O projeto mapeou em Oiapoque quatro das cinco línguas indígenas faladas no Amapá, são elas:
Kheuol Karipuna (Karipuna);
Kheuól Galibi-Marworno (Galibi-Marworno);
Parikwaki (Palikur-Arukwayene);
Kalinã (Galibi-Kalinã).
Mês dos povos indígenas
Um dos passos para identificar esses dialetos é a escuta dos próprios povos tradicionais que vivem em Oiapoque. Por isso, nos dias 22 e 23 de abril ocorre na sede do Iphan em Macapá o 1º Encontro Qual(is) língua(s) você fala?. O evento faz parte das programações em alusão ao mês dos povos indígenas.
Participam do encontro professores, pesquisadores, estudantes e comunidades indígenas do Oiapoque. A programação conta com mesas-redondas e exposições.
Neste momento, os pesquisadores trabalham com um processo de organização do extenso material que já existe, para a criação de um Acervo Digital de línguas e culturas indígenas.
A iniciativa é coordenada pelo Iphan, Ministério da Cultura, Governo Federal, Unifap, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Associação Indígena Palikur (AIPA), Associação Indígena do Povo Karipuna (AIKA), Articulação Indígena do Povo Galibi-Marworno (AIPGM) e Associação Na’na Kali’na.
Serviço:
1º Encontro Qual(is) língua(s) você fala?
Data: 22 e 23 de abril
Horário: 9h
Local: Iphan, em Macapá
Av. Henrique Galucio, 1242 – bairro do Centro
Abril da Resistência: Amapá desenvolve várias ações para povos indígenas
Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 Amapá no WhatsApp
📲Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: