
Após a fuga, detentos almoçaram com um policial penal em uma churrascaria. Eles estão na lista de procurados prioritários da polícia. Vídeo mostra passo a passo de detentos que fugiram de presídidio em VG
Câmeras de segurança flagraram o passo a passo da fuga de Thiago Augusto Falcão de Oliveira e Gilmar Reis da Silva do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá (assista acima). Os detentos estão foragidos desde julho de 2023.
Segundo a Polícia Civil, Gilmar e Thiago contaram com a ajuda de policiais penais e de duas mulheres para executar a fuga. Os servidores são alvos da Operação Shadow, deflagrada nessa segunda-feira (14).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Os detentos estão na lista de procurados prioritários da polícia. Gilmar é considerado um criminoso de alta periculosidade e é apontado como chefe do crime organizado na região sul do estado. Já Thiago é autor de um homicídio em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, e também já havia tentado escapar da mesma unidade prisional outras vezes.
Nos vídeos divulgados pela polícia, é possível ver o passo a passo da fuga dos detentos, além do policial penal Leandro Maurício da Silva Souza acompanhando os detentos até um almoço em uma churrascaria de Cuiabá. Confira os últimos passos dos detentos abaixo.
14 de julho de 2023
Thiago Augusto Falcão de Oliveira e Gilmar Reis da Silva estão foragidos desde julho de 2023
Reprodução
Por volta de 10h40
Os detentos são vistos na lateral do Centro de Ressocialização. Thiago aparece chamando Gilmar, que se esconde atrás de uma caminhonete oficial do Sistema Penitenciário, já posicionado. Em seguida, o detento faz um sinal indicando que Gilmar pode entrar no veículo, e os dois deixam o presídio. Dentro do veículo, é possível ver os detentos e o policial penal Léo Márcio.
11h30
Em outro trecho divulgado pela polícia, Gilmar aparece no estacionamento de um prédio, saindo de casa com as roupas trocadas. Uma mulher aparece sinalizando algo para o detento.
Segundo a polícia, o grupo decidiu trocar de veículo devido a falhas mecânicas. A nova caminhonete usada na fuga estava registrada em nome de Gerson. Depois da troca de veículo, os dois detentos e o agente penal seguiram para uma churrascaria.
11h48
Cerca de 20 minutos depois, um carro com as investigadas Isabela e Kalyne estaciona na frente de uma churrascaria na capital. Elas entram no estabelecimento, checando algo no celular. Momentos depois, entram no local Gilmar, Thiago e Léo Márcio.
Todos são vistos sentados na mesma mesa na churrascaria. Em um determinado momento, Kalyne retira dinheiro de um envelope e paga a conta da refeição.
12h27
Os investigados são vistos saindo da churrascaria. Gerson deixou o local com as duas mulheres a bordo de um carro, já o outro preso e o policial penal saíram juntos, mas logo em seguida, Tiago desceu do carro e embarcou no carro em que estava Gerson e fugindo.
LEIA MAIS:
Policiais penais são alvos de operação suspeitos de ajudar na fuga de detentos de penitenciária em Várzea Grande (MT)
Quem são detentos que tiveram ajuda de policiais para fugir de presídio em MT
Operação Shadow
Fuga aconteceu em julho de 2023. Na época, os detentos contaram com ajuda tanto de pessoas dentro quanto fora da unidade prisional.
Polícia Civil de Mato Grosso
A fuga aconteceu em julho de 2023. Na época, os detentos contaram com ajuda tanto de pessoas dentro quanto fora da unidade prisional.
Na segunda-feira (14), a Polícia Civil cumpriu 35 ordens judiciais contra o grupo criminoso envolvido na fuga do líder de uma organização criminosa e de um outro detento do Centro de Ressocialização Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.
Os mandados foram cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Poconé. Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão domiciliar, seis bloqueios de valores, três de sequestro de veículos e três de sequestro de bens e imóveis.