Uma raia-manta foi flagrada em Ilhabela, no litoral Norte de São Paulo. O registro do peixe é raro, devido a espécie ser ameaçada de extinção. As imagens foram feitas pelo mergulhador e fotógrafo da natureza Rafael Mesquita.
O avistamento deste peixe na costa brasileira nesta época do ano é raro. De acordo com Rafael, a espécie é sazonal e não aparece na costa o ano inteiro. “Elas aparecem no sudeste só no inverno, e depois a gente não sabe exatamente para onde elas vão”, diz o fotógrafo. “Esse é um dos motivos desse registro ser raro”, completa.
No vídeo, é possível ver vários peixes da espécie guaivira ao redor da raia. Segundo o mergulhador, os peixes estão limpando sua pele na pela das mantas. “Os peixes estão se raspando para se limparem, tirar parasitas que tem no corpo”, explica o mergulhador.
“A raia-manta tem dentículos e, no sentido que elas nadam, ajudam a raia-manta a deslizar na água, mas no sentido contrário é como se fosse uma lixa”, explica Rafael.
A presença dos peixes usando a pela da raia-manta para se limparem torna o registro ainda mais raro. “É um comportamento que não foi muito observado no mundo e nem no Brasil”, afirma o fotógrafo.
A raia-manta é a maior espécie de raia do mundo e um dos maiores peixes do mundo. Ela pode chegar a até oito metros de envergadura e pesar mais de duas toneladas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Vídeo: raia-manta rara é avistada em Ilhabela no litoral de SP no site CNN Brasil.