Os países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram a um acordo para preparar o mundo para futuras pandemias após mais de três anos de negociações, informou a OMS na manhã desta quarta-feira (16), no horário local.
O pacto, juridicamente vinculativo, visa reforçar as defesas mundiais contra novos patógenos após a pandemia de Covid-19 ter matado milhões de pessoas entre 2020 e 2022.
“Após mais de três anos de negociações intensivas, os Estados-membros da OMS deram um grande passo à frente nos esforços para tornar o mundo mais seguro contra pandemias”, afirmou a organização em um comunicado.
A proposta descreve medidas para prevenir futuras pandemias e a colaboração global em respostas a surtos.
O acordo é amplamente visto como uma vitória para a agência global de saúde, em um momento em que organizações multilaterais como a OMS têm sido afetadas por cortes drásticos no financiamento externo dos EUA.
“Este é um acordo histórico para a segurança sanitária, equidade e solidariedade internacional”, disse a embaixadora francesa para a Saúde Global, Anne-Claire Amprou, no comunicado.
A proposta será considerada na reunião de políticas da Assembleia Mundial da Saúde em maio, afirmou a OMS.
Este conteúdo foi originalmente publicado em OMS fecha acordo para enfrentar futuras pandemias após anos de negociações no site CNN Brasil.