De Niemeyer ao Lago Paranoá: o que fazer em Brasília durante as festividades dos 65 anos

De Niemeyer ao Lago Paranoá: o que fazer em Brasília durante as festividades dos 65 anosCaio Barbieri

No próximo dia 21 (segunda-feira), Brasília comemora 65 anos de fundação como um dos principais destinos turísticos do Brasil e conta com uma programação de atrações que valorizam sua arquitetura modernista e seus espaços públicos. Com projetos de Oscar Niemeyer e Lucio Costa, a cidade é muito mais do que o centro político do País: é também uma verdadeira galeria a céu aberto.

Entre os locais mais procurados está a Torre de TV, idealizada por Lucio Costa e que foi restaurada pelo Banco de Brasília (BRB). Com acesso gratuito ao mirante, o local oferece uma visão panorâmica de 360° do Plano Piloto.

No Mezanino, restaurante que funciona num dos andares do cartão-postal, é possível almoçar ou jantar em um espaço aconchegante, com cardápio variado e acessível – tanto de refeições quanto de drinks e vinhos .

Já a Praça dos Três Poderes, que abriga o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), é uma parada obrigatória, especialmente para turistas.

O conjunto monumental representa os três pilares da República e oferece visitas guiadas gratuitas em dias úteis e fins de semana (há necessidade de consulta e agendamento prévio). No local, também estão esculturas emblemáticas como “Os Candangos” e o Mastro da Bandeira, o maior pavilhão hasteado no Brasil.

A Casa de Chá da Praça dos Três Poderes, recentemente revitalizada pelo governo local, oferece pratos preparados pelo Sesc-DF e foi incluída em uma lista internacional de melhores casas de chá do mundo. Um lugar ideal para uma pausa durante o passeio.

Logo ao lado, quem estiver na região pode encontrar o Palácio do Itamaraty, com sua fachada de arcos e espelho d’água projetada pelo mestre Oscar Niemeyer. Sede do Ministério das Relações Exteriores e lar de um acervo artístico nacional, o prédio abriga obras de arte inacreditáveis e sua inconfundível escada caracol, um dos mais lindos pontos para fotos no local.

Outro marco icônico na mesma direção é a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, com vitrais coloridos e esculturas suspensas que encantam visitantes de todas as idades. O local tem acesso gratuito e também é tido como uma das mais elogiadas obras arquitetônicas – não apenas de Niemeyer, mas do mundo.

A poucos minutos do aeroporto, o visitante pode fazer um roteiro a pé pelo Eixo Monumental, onde se concentram boa parte dos edifícios históricos e culturais da capital, como o Museu Nacional Honestino Guimarães, o Complexo Cultural da República e o Teatro Nacional Cláudio Santoro, que reabriu parcialmente o espaço com a reinauguração da Sala Martins Pena.

Para quem deseja relaxar ao ar livre, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, um dos maiores da América Latina, oferece trilhas, quadras, áreas para piquenique e até parque de diversões.

Da mesma forma, só que um pouco mais distante, a Ermida Dom Bosco, localizada no Lago Sul, proporciona uma das vistas mais bonitas do pôr do sol brasiliense, com direito a acesso ao Lago Paranoá.

Por falar em lago, o tradicional Pontão do Lago Sul reúne bares, restaurantes e esportes aquáticos à beira do nosso cartão-postal. Outro ícone moderno nas proximidades é a Ponte JK, que se ilumina à noite e é ideal para fotos e passeios românticos.

A visita em Brasília tem parada obrigatória na superquadra modelo da SQS 308, local que abriga os jardins poéticos de Burle Marx e que ilustra a concepção ainda preservada da Unidade Vizinhança, projeto previsto por Lucio Costa para unir comércio, escola, hospital e atividades esportivas nas proximidades dos conjuntos habitacionais.

Na mesma região, parada obrigatória para fotos é a Igreja Nossa Senhora de Fátima, a famosa Igrejinha, erguida a pedido de Dona Sarah Kubitschek, e finalizada antes mesmo da inauguração da capital. O templo é marca da cidade e é revestido por azulejos de pombos criados por Athos Bulcão, os quais remetem ao Espírito Santo.

E, claro, o Memorial JK é visita indispensável para quem quer conhecer mais sobre a história da construção da cidade e homenagear Juscelino Kubitschek, fundador da capital. A estátua de 4,5 metros de altura com o ex-presidente e os objetos pessoais exibidos no local chamam a atenção de turistas e moradores.

Caso queira mergulhar ainda mais na história da capital, o Brasília Palace Hotel preserva acervos e referências da época da inauguração da cidade. Aberto em 30 de junho de 1958 por Juscelino Kubitschek, o local fica às margens do Lago Paranoá e é considerado o primeiro hotel histórico do Brasil, com os corredores esbanjando obras de Athos Bulcão e de Darlan Rosa.

A cereja do bolo é a exposição de um carro (rural), usado pelo fundador durante as andanças nas obras do início da construção da Capital Federal.

Programação

Além dos pontos turísticos, Brasília também se prepara para uma das maiores celebrações de sua história. Entre os dias 19 e 21 de abril, a capital federal comemora aniversário com uma programação gratuita e diversificada, pensada para todas as idades e gostos.

O palco principal será montado na Esplanada dos Ministérios, que se transformará em um grande centro de entretenimento com shows nacionais, atividades infantis, espaço pet, roda-gigante, tirolesa e praça de alimentação com diversas opções gastronômicas. E para facilitar o acesso aos eventos, o transporte público será gratuito durante o período de 17 a 21 de abril, por meio do programa Vai de Graça.

A abertura da festa acontece no sábado (19), com apresentações de Eli Soares, Dih Ribeiro, Eduardo & Mônica, Willian & Marlon e os comediantes Os Melhores do Mundo. À noite, Wesley Safadão e Léo Santana comandam o palco com muito forró e axé.

No domingo (20), o som continua com artistas locais e nomes de peso da música brasileira: Fagner, Mari Fernandez e o consagrado projeto O Grande Encontro — que reúne Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. A noite ainda terá um show de luzes com drones.

Já na segunda-feira (21), aniversário da cidade, a comemoração terá como destaque o grupo Menos é Mais, a dupla Zé Neto & Cristiano — que grava material audiovisual durante o show —, além da brasilidade do grupo BenzaDeus e a energia de Adriana Samartini.

No Teatro Nacional Cláudio Santoro, a programação vai de espetáculos infantis a concertos especiais, como o Rock Sinfônico com a Orquestra Sinfônica do DF, no dia 21. Ainda neste dia, ocorre a entrega da Medalha do Boi de Seu Teodoro, homenageando a cultura popular da cidade.

No universo da gastronomia, o destaque vai para a Brasília Restaurant Week, que oferece menus especiais em mais de 100 restaurantes a partir do dia 14. Já o tradicional Comida di Buteco leva o público a uma deliciosa rota pelos bares mais tradicionais da cidade, com premiação de 12 estabelecimentos.

Espaços ao ar livre também entram no clima festivo. O Jardim Botânico e o Zoológico de Brasília terão entrada gratuita aos domingos e feriados, convidando as famílias a aproveitarem a natureza da cidade.

O secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, reforçou a proposta de inclusão.

“Queremos uma comemoração democrática, com atrações locais e nacionais. É uma festa pensada para a família, com espaço pet, área kids e muita cultura”, disse.

Serviço Onde: Esplanada dos Ministérios Quando: De 17 a 21 de abril Horário: A partir das 13h Entrada: Gratuita Classificação: Livre

The post De Niemeyer ao Lago Paranoá: o que fazer em Brasília durante as festividades dos 65 anos first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.