Katy Perry levou grão-de-bico e batata-doce do Brasil ao espaço; entenda

A cantora Katy Perry participou, nesta segunda-feira (14/04), de uma missão espacial promovida pela empresa Blue Origin. A bordo da nave, além de outras cinco mulheres, a tripulação levou dois ingredientes brasileiros: batata-doce e grão-de-bico. Os itens fazem parte de um experimento conduzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

O objetivo da pesquisa é analisar a viabilidade do cultivo de alimentos em ambientes fora da Terra, com condições extremas de radiação e ausência de gravidade. O estudo integra a Rede Space Farming Brazil, que investiga o desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis no espaço.

Plantas escolhidas por resistência estavam com Katy Perry

A ex-cientista da Nasa, Aisha Bowe, foi a responsável pelo experimento em ambiente de microgravidade. A Embrapa selecionou as espécies devido às características agronômicas e nutricionais. A batata-doce, por exemplo, apresenta crescimento rápido, fácil manejo e adaptação a diferentes condições. Além disso, é rica em carboidratos de baixo índice glicêmico, e suas folhas podem ser consumidas como fonte de proteína vegetal.

O grão-de-bico também foi escolhido pelas mesmas razões. Com alto teor de proteína, é uma cultura versátil e resistente, que pode ser fundamental para missões de longa duração fora do planeta.

Missão ultrapassa 100 km de altitude

A nave da Blue Origin ultrapassou a chamada Linha de Kármán, a 100 quilômetros da superfície terrestre, limite convencional para o início do espaço exterior. O voo teve uma tripulação exclusivamente feminina e marca a primeira vez que uma estrela pop participa de uma viagem espacial.

Katy Perry compartilhou a experiência ao final da missão. “Me sinto muito conectada com o amor”, disse a artista. “Acho que essa experiência me mostrou quanto amor existe dentro de mim, quanto amor tenho para dar e quanto sou amada”, completou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.