A Páscoa de 2025 deve ser mais cara para os brasileiros, que precisarão buscar alternativas para economizar nas compras.
Além dos preços dos ovos de chocolate que subiram, após o preço do cacau saltar nos últimos anos, outros itens do supermercado também devem pesar no bolso da população neste feriado.
Itens presentes na ceia de Páscoa estão entre os alimentos que mais subiram em março, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como ovo de galinha e tomate.
Ainda, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) estima que os chocolates ficaram mais de 27% mais caros em 2025. Já ovos de Páscoa avançaram 9,5% e bombons têm um aumento de 13,5%.
Especialistas consultados pela CNN apontam que entre os alimentos mais consumidos na Páscoa estão ovos de chocolate, bacalhau, salmão, azeite de oliva, azeitonas, vinhos e batata.
Como economizar na Páscoa
Wanessa Guimarães, planejadora financeira CFP pela Planejar, indica estabelecer um limite de gastos na hora das compras para evitar gastar tanto.
“Comprar por impulso ou ceder ao apelo emocional da data pode resultar em despesas desnecessárias. Uma boa dica é fazer uma lista antes de ir às compras e avaliar o que realmente é prioridade para a celebração”, afirma.
Segundo ela, o bacalhau, por exemplo, é possível ser substituído por peixes como tilápia, merluza e sardinha, que oferecem excelente custo-benefício.
Já ovos de chocolate podem ser trocados por barras, bombons ou versões artesanais feitas em casa.
“Além disso, vale a pena buscar produtos em feiras, mercados populares e atacarejos, onde os preços costumam ser mais competitivos”, diz a especialista.
Thaisa Durso, educadora financeira da Rico, também sugere que a solução para não exagerar nos gastos está no planejamento e em substituições inteligentes.
“Pesquisar preços, explorar formatos alternativos e definir um orçamento são passos essenciais para evitar compras impulsivas. Pequenos ajustes na forma de consumir podem fazer diferença no bolso sem perder o encanto da data”, afirma.
Ainda, Sidney Lima, economista da Ouro Preto Investimentos, destacou que “aproveitar promoções em sites e supermercados pode fazer diferença no orçamento, assim como comprar com antecedência ou esperar o período pós-feriado, quando os preços costumam cair”.
Outra opção indicada pela economista é preparar ovos caseiros. “Além de mais baratos, permitem personalização e podem se tornar um momento divertido em família”.
Tarifas “recíprocas” de Trump não são o que parecem; entenda
*Sob supervisão de Gabriel Bosa
Este conteúdo foi originalmente publicado em Páscoa mais cara: veja dicas para economizar nas compras do feriado no site CNN Brasil.