Nesta segunda-feira (14), o Colo-Colo anunciou a suspensão de todas as comemorações programadas para esta semana em homenagem ao seu centenário, após a morte de dois torcedores perto do Estádio Monumental o jogo da Libertadores contra o Fortaleza na última quinta-feira (10).
A decisão foi anunciada durante entrevista coletiva pelo ex-jogador Carlos Caszely, embaixador oficial do centenário.
“Íamos comemorar o centenário, mas vamos mudar o texto. Vamos eliminar o jantar de sexta-feira (18) e a festa de sábado (19), e faremos apenas pequenas coisas, como a inauguração da estátua de David Arellano”, disse.
A agenda do time incluía uma série de eventos institucionais e festivos, entre eles um jantar de gala na sexta no Estádio Monumental com a presença de quase mil convidados. Para sábado estava previsto um espetáculo artístico.
Além disso, a partida contra o Deportes Iquique foi remarcada para priorizar os eventos comemorativos do clube. No entanto, o contexto gerado pela tragédia obrigou a instituição a mudar seu planejamento.
O presidente do Colo-Colo, Aníbal Mosa, também abordou a situação.
“Não estamos felizes com esta situação. Nem em termos esportivos, financeiros ou sociais. Isto não é o Colo-Colo, mas estamos aqui por um motivo. Estaremos sempre à disposição das autoridades para fazer melhorias. Estamos conduzindo as investigações necessárias para identificar como essas pessoas entraram. É um problema que ocorreu lá fora, se espalhou internamente, mas não podemos ser responsabilizados pelo que acontece nas vias públicas“, disse.
O incidente motivou o início de investigações formais para esclarecer os fatos e eventuais responsabilidades.
Enquanto isso, o clube optou por incutir um tom de respeito e contemplação nas poucas atividades que permanecerão ativas nesta data significativa em sua história.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Colo-Colo suspende comemorações do centenário após morte de torcedores no site CNN Brasil.