“The Last of Us”: 6 mudanças da série em relação ao jogo no 1º episódio

A segunda temporada de “The Last of Us” estreou na noite de domingo (13) adaptando os acontecimentos do jogo “The Last of Us Part II”, lançado em 2020.

Ambientado cinco anos após os eventos da primeira parte, na nova história, o jogador assume o papel de duas protagonistas em um Estados Unidos pós-apocalíptico: Ellie (Ramsey), que busca por vingança após um evento traumático, e Abby (Denver), uma soldada que se envolve em um conflito entre uma milícia e um culto.

No primeiro episódio da série da HBO, já é possível notar diferenças importantes em relação à obra original da desenvolvedora de jogos Naughty Dog, embora a produção continue sendo majoritariamente fiel, assim como a primeira temporada.

Algumas das alterações mostram outro lado de personagens, outras expandem o universo, e há também ajustes pensados para tornar a narrativa mais impactante na TV.

Pensando nisso, a CNN destacou as seis principais mudanças no primeiro episódio da segunda temporada de “The Last of Us”.

Para o segundo ano, Bella Hamsey e Pedro Pascal retornam ao protagonismo. O elenco conta com novas adições: Kaitlyn Denver (“Vinagre de Maçã”), Young Mazino (“Treta”), Catherine O’Hara (“Schitt’s Creek”), Isabela Merced (“Dora, a Aventureira”), Jeffrey Wright (“Ficção Americana”) e Tati Gabrielle (“Você”).

Veja 6 mudanças da série em relação ao jogo no 1º episódio

Mudança física em Abby

Um das grandes mudanças apontadas pelos fãs do jogo de “The Last of Us” foi sobre a aparência da personagem Abby (Kaitlyn Denver). A mulher é crucial para os acontecimentos da segunda temporada e, no videogame, aparece fisicamente imponente com músculos por todo o corpo.

Ao falar sobre a escalação de Denver para a série, Craig Mazin, o diretor, disse que eles não sentiram que precisavam mostrar Abby ameaçadora fisicamente, como ela é no jogo.

“Não nos sentimos obrigados a representar completamente o mesmo formato corporal da Abby. Há um poder que ela te dá no jogo enquanto você joga com ela. Quando você está jogando com alguém e depois muda de lado e joga com outra pessoa, eles precisam ter métodos diferentes”, começou ele, no podcast oficial da série no Spotify.

“Diferentes fisicalidades, diferentes maneiras de atacar, quando você é Joel, você se sente de um jeito, quando você é Ellie (Bella Ramsey), você se sente diferente. E você joga de um jeito diferente, você fica mais assustado porque é menor. E foi inteligente fazer a Abby diferente nesse estilo de jogo do que, digamos, a Ellie. Mas agora não temos jogabilidade. Então, para mim, a chave foi encontrar uma certa ferocidade e uma implacabilidade na personagem de Denver. E eu acho que vocês verão um pouco disso conforme a temporada avança.”

Adiantamento na motivação de Abby

Em uma coletiva de imprensa acompanhada pelo jorna The Wrap em março deste ano, Neil Druckmann, criador do jogo e roteirista da série, disse que a série revelou a motivação de Abby logo de início para garantir que a audiência pudesse se conectar mais com a personagem. No jogo, o usuário descobre esse ponto da história muito depois.

“Você joga como Abby (no jogo), então imediatamente cria uma conexão empática com ela, porque você está sobrevivendo como ela”, disse ele. Como esse não é o caso na série, “precisamos de outras ferramentas” para construir essa conexão.

Outro motivo para revelar os motivos de Abby mais cedo é que o jogo pode ser concluído pelo usuário de forma mais rápida do que assistir a mais de uma temporada da série. Os acontecimentos do segundo jogo de “The Last of Us” devem, ainda, ser abordados na terceira temporada, já oficialmente confirmada.

“Quando essa revelação acontece no jogo, se tivéssemos que nos ater a uma linha do tempo muito semelhante, os espectadores teriam que esperar muito, muito tempo para obter esse contexto”, explicou Druckmann. “Você provavelmente receberia spoilers entre as temporadas, e não queríamos isso.”

Cena icônica da dança entre Ellie e Dina

O primeiro episódio apresenta uma das cenas mais famosas do jogo: uma dança em que Ellie e Dina (Isabel Merced) se beijam, o que deixa o fanático Seth (Robert John Burke) irritado e incita Joel (Pedro Pascal) a defendê-las. A cena é praticamente a mesma no jogo.

A grande mudança é que o momento acontece em um ponto muito diferente da narrativa nos dois formatos.

O início do jogo começa no dia seguinte à dança, o que significa que os jogadores inicialmente só ouvem sobre o que aconteceu por meio dos diálogos dos personagens.

A dança em si só é mostrada perto do final do jogo, que frequentemente tem saltos temporais e faz uso de flashbacks. Como a série está adaptando a nova parte da história em mais de uma temporada, uma adaptação mais literal cronologicamente não mostraria a dança pelo menos até o final da terceira temporada.

Joel matou Eugene?

A história de Eugene (Joe Pantoliano) parece ter se alterado drasticamente. No jogo o personagem morre após sofrer um derrame, mas na série, o primeiro episódio da a entender que Joel o matou.

O acontecimento da morte em si ainda não foi mostrado, mas deve dar maior protagonismo a Eugene que o videogame.

Novos personagens?

O primeiro episódio já apresenta a terapeuta de Joel, Gail (Catherine O’Hara), esposa de Eugene, que não aparece no jogo. Também no podcast da série, Neil Druckmann diz que adicioná-la proporcionou uma “oportunidade de entrar mais na cabeça de Joel e ver o que ele realmente pensa”, explorando “Sobre o que ele mente? Com ​​o que ele fica realmente desconfortável?”.

Relação de Joel com Dina

Tanto no jogo, quanto na série, Joel e Ellie possuem um relacionamento tenso. Na série, Joel desabafa sobre o assunto com Dina. No jogo, eles mal interagem.

Em determinado momento do episódio, Joel ainda ressalta como Dina parece mais sua filha e o entende melhor do que Ellie.

Assista à prévia dos próximos episódios de “The Last of Us”

Criador de “The Last of Us” sobre “vilões” da 2ª temporada

Este conteúdo foi originalmente publicado em “The Last of Us”: 6 mudanças da série em relação ao jogo no 1º episódio no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.