De forma voluntária, diversas pessoas participam há vários anos da Semana Municipal do Livro Infantil de Florianópolis (SMLI), que se encontra em sua 16ª edição. Uma delas é Luciene Coelho, que assina As aventuras de Ostrelinha. A pedagoga fará a apresentação do seu livro para crianças da Escola Básica Municipal Paulo Fontes nesta terça-feira (15). Conforme Luciene, trata-se de uma obra que valoriza a cultura local, tendo como protagonista a Ostrelinha, uma ostra bem curiosa.
Patrícia Carpes é autora de Naufragados: o regresso. Ela estará falando sobre o seu livro nas escolas básicas municipais Batista Pereira (15), Dilma Lúcia dos Santos (16) e Tapera (17). Na obra, trilheiros regressam à praia de Naufragados 11 anos após sua primeira edição e se aventuram em uma missão submarina no Cemitério dos Navios.
Também na terça, quarta e quinta-feira Lenara Naia Paz percorrerá os núcleos municipais de educação infantil Doralice Maria Dias, Lausimar Maria Laus, Vicentina Maria da Costa Laurindo, Vila União e Hermenegilda Carolina Jacques. A odontóloga escreveu O dente que vem e vai. A forma como ela aborda essa fase na vida da perda dos primeiros dentes, que acontece entre seis e sete anos, traz um novo significado para as crianças.
Carlos Stegemann é outro que faz questão de participar regularmente da Semana Municipal do Livro Infantil , assim como do projeto Clube da leitura, da Secretaria de Educação. Na terça-feira conversará com estudantes da EBM Acácio Garibaldi São Thiago. Na quarta-feira estará na EBM Luiz Cândido da Luz e no dia seguinte na EBM Paulo Fontes. O jornalista escreveu o livro A ponte que sumiu que envolve aventura e suspense. Maria Vitória e colegas de classe se envolvem em um projeto de pesquisa escolar sobre a Ponte Hercílio Luz. Conforme o autor, tentando interpretar sonhos que juntavam fatos e pessoas de épocas distintas, e percorrendo caminhos de pesquisa científica, a curiosidade da menina nos alerta para a provável perda, no futuro, desse patrimônio tão importante.
Eva Trierveiler dedica-se a contar histórias infantis. Além disso, ela declama poemas. Fazendo apresentações gratuitas, ela é conhecida por crianças de creches e estudantes de escolas. Com agenda cheia, a partir desta terça-feira, percorrerá as EBMs Mâncio Costa, Zulma de Freitas e Osvaldo Machado, Neim Stella Maris, EBM Virgílio dos Reis Várzea e Neim Doralice Teodora Bastos.
Na quarta-feira Rosane Cordeiro conversará com as crianças dos Neims Francisca Idalina Lopes e Pequeno Príncipe. A professora de Língua Portuguesa irá entreter as crianças com o seu novo livro, O menino e a lagoa, em que Peri se envolve em um sonho a uma melhor compreensão a respeito da cidade em que vive.
As crianças do Neim Santo Antônio de Pádua irão se divertir na quinta-feira (17) com Daisy Américo, que proporcionará a elas uma oficina de artes plásticas. Em suas telas, a artista recria paisagens e personagens que fazem parte da identidade cultural de Florianópolis.
A 16ª edição da Semana Municipal do Livro Infantil iniciou no dia 11 e se estende até 18 de abril. A organização é da Secretaria de Educação de Florianópolis, juntamente com o Serviço Social do Comércio (SESC). As atividades ocorrem em diversos pontos da cidade, seja na Ilha ou Continente.