Conheça alguns personagens que fazem a alegria de crianças na Semana Municipal do Livro Infantil

De forma voluntária, diversas pessoas participam há vários anos da Semana Municipal do Livro Infantil de Florianópolis (SMLI), que se encontra em sua 16ª edição. Uma delas é Luciene Coelho, que assina “As aventuras de Ostrelinha”. A pedagoga fará a apresentação do seu livro para crianças da Escola Básica Municipal Paulo Fontes nesta terça-feira (15). Conforme Luciene, trata-se de uma obra que valoriza a cultura local, tendo como protagonista a Ostrelinha, uma ostra bem curiosa. 

Patrícia Carpes é autora de “Naufragados: o regresso”. Ela estará falando sobre o seu livro nas escolas básicas municipais Batista Pereira (15), Dilma Lúcia dos Santos (16) e Tapera (17). Na obra, trilheiros regressam à praia de Naufragados 11 anos após sua primeira edição e se aventuram em uma missão submarina no Cemitério dos Navios. 

Também na terça, quarta e quinta-feira Lenara Naia Paz percorrerá os núcleos municipais de educação infantil Doralice Maria Dias, Lausimar Maria Laus, Vicentina Maria da Costa Laurindo, Vila União e Hermenegilda Carolina Jacques. A odontóloga escreveu “O dente que vem e vai”. A forma como ela aborda essa fase na vida da perda dos primeiros dentes, que acontece entre seis e sete anos, traz um novo significado para as crianças.  

 Carlos Stegemann é outro que faz questão de participar regularmente da Semana Municipal do Livro Infantil , assim como do projeto “Clube da leitura”, da Secretaria de Educação. Na terça-feira conversará com estudantes da EBM Acácio Garibaldi São Thiago. Na quarta-feira estará na EBM Luiz Cândido da Luz e no dia seguinte na EBM Paulo Fontes. O jornalista escreveu o livro “A ponte que sumiu” que envolve aventura e suspense. Maria Vitória e colegas de classe se envolvem em um projeto de pesquisa escolar sobre a Ponte Hercílio Luz. Conforme o autor, “tentando interpretar sonhos que juntavam fatos e pessoas de épocas distintas, e percorrendo caminhos de pesquisa científica, a curiosidade da menina nos alerta para a provável perda, no futuro, desse patrimônio tão importante”.

Eva Trierveiler dedica-se a contar histórias infantis. Além disso, ela declama poemas. Fazendo apresentações gratuitas, ela é conhecida por crianças de creches e estudantes de escolas. Com agenda cheia, a partir desta terça-feira, percorrerá as EBMs Mâncio Costa, Zulma de Freitas e Osvaldo Machado, Neim Stella Maris, EBM Virgílio dos Reis Várzea e Neim Doralice Teodora Bastos. 

Na quarta-feira Rosane Cordeiro conversará com as crianças dos Neims Francisca Idalina Lopes e Pequeno Príncipe. A professora de Língua Portuguesa irá entreter as crianças com o seu novo livro, “O menino e a lagoa”, em que Peri se envolve em um sonho a uma melhor compreensão a respeito da cidade em que vive.  

As crianças do Neim Santo Antônio de Pádua irão se divertir na quinta-feira (17) com Daisy Américo, que proporcionará a elas uma oficina de artes plásticas. Em suas telas, a artista recria paisagens e personagens que fazem parte da identidade cultural de Florianópolis. 

A 16ª edição da Semana Municipal do Livro Infantil iniciou no dia 11 e se estende até 18 de abril. A organização é da Secretaria de Educação de Florianópolis, juntamente com o Serviço Social do Comércio (SESC). As atividades ocorrem em diversos pontos da cidade, seja na Ilha ou Continente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.