Papa Francisco coloca arquiteto Gaudí no caminho para se tornar santo

O papa Francisco aprovou o primeiro passo rumo à canonização de Antoni Gaudí, o arquiteto modernista responsável pela Basílica da Sagrada Família em Barcelona, ​​anunciou o Vaticano nesta segunda-feira (14).

Gaudi foi um homem piedoso que trabalhou por mais de 40 anos na construção da Sagrada Família, a maior igreja católica romana inacabada do mundo, Patrimônio Mundial da Unesco e uma das maiores atrações turísticas da Europa.

Francisco aprovou um decreto reconhecendo as “virtudes heroicas” de Gaudí, informou o Vaticano em um comunicado.

Para que ele seja beatificado, o próximo passo no processo de se tornar santo, um milagre teria que ser atribuído a Gaudí.

Depois disso, um segundo milagre seria necessário para que ele fosse declarado santo.

A construção da Sagrada Família começou em 1882, mas o projeto, conhecido por suas imponentes torres góticas, permanece inacabado mesmo depois de Gaudí ter dedicado os últimos 12 anos de sua vida exclusivamente a ele.

A previsão era de que a obra fosse concluída até 2026, centenário da morte de Gaudí, a quem o veículo de comunicação do Vaticano, o Vatican News, se referiu como “o arquiteto de Deus”.

A data prevista foi adiada indefinidamente após a pandemia de COVID-19 reduzir a receita turística usada para financiar a construção.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Papa Francisco coloca arquiteto Gaudí no caminho para se tornar santo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.