A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro promove, nesta segunda-feira (14), uma ação para devolução de aparelhos celulares roubados ou furtados a seus legítimos proprietários. Ao todo, 430 aparelhos serão restituídos em diferentes delegacias da capital, abrangendo as zonas Centro, Sul, Norte e Oeste da cidade.
Os celulares foram recuperados ao longo de investigações conduzidas pelo Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC). A operação representa mais um passo nas ações da instituição para coibir o comércio ilegal de produtos oriundos de crimes e garantir que os bens subtraídos retornem aos seus donos.
Essa não é a primeira grande ação do tipo realizada pela Polícia Civil. Em 2024, o DGPC devolveu cerca de 500 aparelhos celulares. Mais recentemente, a 24ª Delegacia de Polícia (Piedade) entregou cerca de 200 aparelhos recuperados.
A devolução de celulares ocorre com frequência em todo o estado, como parte de uma estratégia contínua de repressão ao roubo e furto de dispositivos móveis.
Além de restituir os bens, a Polícia Civil reforça o alerta à população: adquirir celulares oriundos de roubo ou furto é crime. A corporação destaca que, além de perder o aparelho, o comprador pode ser responsabilizado criminalmente. A repressão ao mercado irregular de eletrônicos faz parte de uma força-tarefa para reduzir os índices de criminalidade e devolver a sensação de segurança aos cidadãos fluminenses.
A Polícia Civil orienta que vítimas de roubo ou furto registrem o boletim de ocorrência e mantenham os dados do aparelho atualizados, facilitando o trabalho de recuperação e devolução.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia Civil realiza operação para devolver celulares roubados no Rio no site CNN Brasil.