
Contrabando do medicamento tem se tornado cada vez mais frequente nos aeroportos internacionais do país. O combate ao contrabando de canetas de emagrecimento
O contrabando de canetas para emagrecer tem se tornado cada vez mais frequente nos aeroportos internacionais do país. Criminosos utilizam métodos inusitados para esconder os produtos, como “disfarçá-los” de canetinhas infantis e até guardá-los dentro da cueca.
“No começo, eles estavam trazendo como bagagem de mão ou bagagem despachada normal. Ultimamente, têm trazido de forma oculta, dentro das malas, dentro de pote de cosmético. […] as formas são bem variadas, inclusive presas ao corpo”, conta Marcelo Costa, auditor fiscal da Receita Federal.
No mercado europeu, uma caneta Mounjaro com a dose mínima de medicamento custa cerca de R$ 1.200. Aqui, no mercado ilegal, pode ser vendida por um valor quatro vezes maior.
Apesar de caro, o medicamento virou objeto de desejo para quem quer perder peso, mas só estará à venda nas farmácias brasileiras a partir do dia 7 de junho, segundo a fabricante.
“O que é permitido é a importação por pessoa física. Então, por exemplo, um passageiro ou um paciente pode trazer a mercadoria como bagagem, se ele tiver a receita médica”, explica a delegada Patrícia Miranda, da Alfândega do Aeroporto do Galeão. .
No ano passado, foram feitas 292 apreensões de canetas Mounjaro no país. Só nos dois primeiros meses deste ano, foram 470.
Por causa disso, a Receita Federal começou a fazer um trabalho de inteligência para identificar a origem dos voos e o perfil dos passageiros que trazem esses medicamentos ao país.
Canetas para emagrecer entram no Brasil disfarçadas de material escolar
TV Globo/Reprodução
Mas por que o remédio tem sido tão procurado?
As canetas ajudam na “perda de peso para os pacientes com obesidade, além de um excelente controle da glicemia para os pacientes que têm diabetes”, explica a médica Karen de Marca, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
No entanto, os médicos alertam para possíveis efeitos adversos se as canetas forem usadas de forma incorreta ou por quem não tem indicação para usar o medicamento.
“Esse produto é um produto tarja vermelha, ou seja, ele é um produto sujeito a prescrição médica, né? E ele deve ser tomado na medida que o médico prescreveu, com o devido acompanhamento”, alerta Daniel Pereira, diretor supervisor de medicamentos da Anvisa.
Além disso, o transporte inadequado do produto também pode gerar problemas. “Quando ele é trazido no corpo, presume-se que a temperatura aumenta, perdendo a eficácia do remédio”, explica Vânia Câmera, chefe do posto da Anvisa no Galeão.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.