O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passa por uma extensa cirurgia neste domingo (10), em Brasília, para liberar aderências intestinais e reconstruir o abdome. A operação durou cerca de 12 horas e é a mais longa feita pelo ex-presidente nos últimos anos.
Bolsonaro estava em Santa Cruz (RN) na sexta-feira (11) quando sentiu fortes dores abdominais. Ele foi encaminhado para um hospital no estado de helicóptero e, no sábado (12), foi transferido para Brasília.
O procedimento deste domingo, feito no hospital DFStar, é a sexta operação de Bolsonaro em decorrência da facada sofrida por ele durante a campanha presidencial de 2018.
Relembre outras cirurgias feitas por Bolsonaro
- 6 de setembro de 2018
A primeira cirurgia feita pelo ex-presidente foi no dia da facada, em 6 de setembro de 2018, e durou cerca de duas horas. Bolsonaro recebeu atendimento em Juiz de Fora (MG) para reparar lesões nos intestinos delgado e grosso.
- 12 de setembro de 2018
Dias depois, em 12 de setembro do mesmo ano, o ex-presidente precisou de uma cirurgia para desobstruir o intestino, realizada em São Paulo. O procedimento durou aproximadamente uma hora.
- 28 de janeiro de 2019
Em 28 de janeiro de 2019, em operação que durou quase sete horas, Bolsonaro precisou retirar a bolsa de colostomia que usava enquanto se recuperava da primeira intervenção médica por conta da facada.
- 8 de setembro de 2019
Quase um ano depois da facada, o político do PL enfrentou mais um atendimento médico, dessa vez para tratar uma hérnia que surgiu na cicatriz da facada. A operação durou aproximadamente cinco horas.
- setembro de 2023
Em 2023, durante o mês de setembro, o político do PL foi submetido a mais duas operações. A primeira era para corrigir outra hérnia e uma segunda tratou o desvio de septo dele.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cirurgia deste domingo é a mais longa feita por Bolsonaro desde 2018 no site CNN Brasil.