Você pode ter direito a dinheiro esquecido por antepassados. Verifique!

Segundo o Ministério da Fazenda, cerca de 10,5 milhões de trabalhadores, servidores públicos e seus herdeiros têm dinheiro esquecido referente ao PIS – Programa de Integração Social – ou ao Pasep – Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público. São cerca de R$ 26 bilhões disponíveis para saque.

O que é o fundo PIS/Pasep?

“Trata-se dos valores de cotas (não sacadas) dos trabalhadores com carteira assinada no período de 1971 a 1988. Esses valores não sacados foram transferidos para a conta única do Tesouro Nacional”, explica o Ministério da Fazenda.

Como consultar se eu tenho dinheiro esquecido do PIS/Pasep?

Mas como saber se você tem direito a algum dinheiro? Para isso, o governo federal desenvolveu a plataforma Sistema de Ressarcimento de Valores do Extinto Fundo PIS/Pasep, o Repis Cidadão. Para consultar se você tem valores a receber, entre no site e acesse usando o seu login e senha do Gov.br. Se você tiver dinheiro esquecido, o valor a ser ressarcido aparece logo após o login. Se você for herdeiro e quer conferir se o falecido deixou algum dinheiro, basta informar o número de inscrição PIS/PASEP da pessoa falecida.

Tem dinheiro a receber? Você precisa protocolar um pedido de ressarcimento em uma agência da CAIXA levando a seguinte documentação:

  • Documento oficial de identificação.

Beneficiário legal do titular:

  • Certidão PIS/PASEP/FGTS emitida pela Previdência Social com a relação de dependentes habilitados à pensão por morte;
  • Declaração de dependentes habilitados à pensão emitida pelo órgão pagador do benefício;
  • Autorização judicial ou escritura pública assinada por todos os dependentes e sucessores, se capazes e concordantes, atestando por escrito a autorização do saque e declarando não haver outros dependentes ou sucessores conhecidos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.