Deputadas denunciam racismo durante revista no Aeroporto de Guarulhos

As deputadas estaduais Ediane Maria (PSOL-SP), Andreia de Jesus (PT-MG) e Leninha (PT-MG), denunciaram terem sofrido racismo durante uma revista no desembarque do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na sexta-feira (11).

As três parlamentares, que são negras, retornavam do México após terem participado do Painel Internacional de Mulheres Afropolíticas.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, as parlamentares afirmaram que durante o desembarque foram escolhidas para uma “revista aleatória” e levadas para outra área da alfândega, onde foram submetidas ao procedimento.

Veja abaixo:

View this post on Instagram

A post shared by Deputada Ediane Maria (@edianemariamtst)

Além de Ediane, que é deputada estadual por São Paulo, as outras duas deputadas envolvidas no caso também se manifestaram e repudiaram a situação ocorrida no aeroporto.

“Um constrangimento que nenhuma pessoa merece passar. Racismo é crime. E a gente vai seguir enfrentando a discriminação em todos os espaços, dentro e fora das instituições”, escreveu Andreia, que é deputada estudual por Minas Gerais.

A também deputada por Minas, Leninha, escreveu que o ocorrido não é “coincidência” e, sim, um “padrão”, devido à sua cor de pele, que é vista como “suspeita”.

“Não é coincidência. É padrão. É a cor da nossa pele sendo lida como ‘suspeita’ em um país que ainda normaliza a violência racial disfarçada de protocolo. Mas estamos aqui para denunciar, resistir e lembrar: nenhuma humilhação será silenciada”, afirmou.

Após o episódio, as três parlamentares registraram um boletim de ocorrência por racismo.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o procedimento de “inspeção aleatória” é aplicado “a fim de coibir possíveis atos ilícitos e aumentar a eficácia da inspeção de segurança”.

Ainda segundo o órgão, a “inspeção aleatória é independente de origem, raça, sexo, idade, profissão, cargo, orientação sexual, orientação religiosa ou qualquer outra característica da pessoa”.

A CNN procurou a Polícia Federal, responsável pela segurança e inspeção de passageiros no Aeroporto de Guarulhos, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Deputadas denunciam racismo durante revista no Aeroporto de Guarulhos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.