Ex-dono de oficina de carros de luxo suspeito de aplicar golpe em clientes no Tocantins e desaparecer é preso em Sergipe


De acordo com a Polícia Civil, João Rafael Benis, de 41 anos, teria se apossado de carros e peças de veículos que eram entregues para reparos. Ele foi localizado em Aracaju e preso com ajuda da polícia local. João Rafael Benis é investigado por estelionato e outros crimes
Divulgação/Polícia Civil
O ex-dono de uma oficina mecânica de Palmas investigado por desaparecer com o dinheiro de clientes e não entregar os veículos foi preso neste sábado (12). João Rafael Benis, de 41 anos, estava em Aracaju (SE) quando foi localizado em ação conjunta entre os estados do Tocantins e de Sergipe.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O caso foi levado à polícia no início de março deste ano, quando pessoas que deixaram veículos, principalmente de luxo, na oficina e quando retornaram para saber dos bens, descobriram que o suspeito havia vendido a oficina para outra pessoa.
A defesa de João Rafael informou que está juntando a procuração nos autos do mandado de prisão para participar da audiência de custódia, no entanto, lá não será possível requerer relaxamento ou revogação da prisão em razão do mandado ter sido expedido pelo juízo tocantinense. Para o pedido de liberdade, a defesa deve pedir que os autos sejam remetidos ao Tocantins, informou.
De acordo com a Polícia Civil, João Rafael estava sendo investigado pelos crimes de estelionato, apropriação indébita e furto praticados em Palmas e região. Desde o início da investigação, a polícia já identificou pelo menos 14 vítimas e todas registraram boletim de ocorrência contra o homem.
O delegado-chefe Rossílio Sousa Correia, da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA – Palmas), informou que foi apurado que João Rafael atraía os clientes se apresentando como dono de oficina e se apropriava indevidamente dos veículos que recebia para fazer reparos.
Em um dos casos, o investigado pegou um veículo de luxo de um dos clientes no dia 2 de março deste ano e depois desapareceu da capital.
“Ele enganou dezenas de clientes, proprietários de veículos e posteriormente aplicou um golpe, apropriando de algum desses veículos e peças de veículos causando significativo prejuízo às vítimas, fugindo da capital e se instalando no estado de Sergipe, oportunidade em que foi preso”, explicou o delegado Rossílio.
Diante das denúncias, a Polícia Civil do Tocantins representou na Justiça pela prisão preventiva do suspeito, que foi deverida e cumprida neste sábado por meio de informações compartilhadas com a Delegacia de Turismo da cidade de Aracaju, para onde João Rafael fugiu.
Após o cumprimento do mandado de prisão, ele foi levado para uma unidade policial local e deverá se recambiado ao Tocantins nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM:
Donos de carros de luxo acusam ex-proprietário de oficina de aplicar golpe após receber por serviços e desaparecer
Operação investiga grupo suspeito de usar empresas de fachada para dar prejuízo de R$ 8 milhões em impostos
Relembre o caso
Oficina em Palmas é investigada por suspeita de fraudes; saiba detalhes
Quando os clientes começaram a denunciar a oficina, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP) informou que o investigado teria adiado o serviço por meses e em determinado momento deixou de responder às tentativas de contato dos proprietários.
Os clientes suspeitam que caíram em um golpe e quando procuraram a oficina, descobriram que o local havia sido vendido.
Um dos clientes é empresário Franco Nero Barbosa do Carmo, que contou à TV Anhanguera na época que tinha dois veículos na oficina que ainda não haviam recebido conserto.
“Ele tinha pegado o meu dinheiro para arrumar os veículos e estava sempre me enrolando e sempre querendo mais dinheiro. Tenho dois veículos aqui e nenhum está funcionando até agora. Ele só pegou o dinheiro para comprar as peças e nada mais fez”, reclamou.
O novo dono da oficina também afirmou ser vítima do antigo proprietário do local. “Eu queria montar meu próprio negócio, minha oficina, e eu gostei do ponto, vim aqui, foi indicado por um representante que falou vai lá e negocia com ele. Ele [João Rafael] falou ‘estou precisando ir embora para São Paulo que não aguento o calor de Palmas’. Aí quando vi a Polícia aqui. Ele nunca deu o nome para ninguém e foi apura os dados dele […]. Tirou mais de 20 carros de clientes daqui de dentro. Eu falei ‘vou avisar os clientes’. Aí não tinha como, aqui não tem ordem de serviço aberta”, disse Gilmar Donizetti Fernandes.
Os casos foram registrados na 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil em Palmas no dia 4 de março como estelionato e furto e serão investigados pela 3ª Delegacia de Polícia da Capital. Conforme a Polícia Militar também informou na época, João Rafael tem uma extensa ficha criminal.
Veículos estão em oficina sem conserto, em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.