A cidade de São Paulo atingiu a média climatológica de chuva para abril em apenas 11 dias. A chuva acumulada chegou a 89,0 mm na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A média histórica para o mês é de 87 mm. A previsão é de mais chuva na capital paulista a partir de domingo (13), segundo o Climatempo.
O volume de chuva registrado no Mirante de Santana foi medido tanto por equipamentos automáticos (89,0 mm) quanto manualmente (84,2 mm). Desde o início do mês, a cidade tem registrado diversos eventos de chuva forte.
Em comparação com meses anteriores, apenas março apresentou precipitação abaixo da média em São Paulo. O acumulado em março foi de 95,6 mm, enquanto a média histórica para o mês é de 229 mm, representando um déficit de 58%.
Volume acima da média em fevereiro
Já em fevereiro, o Inmet registrou 287,8 mm de chuva no Mirante de Santana, superando a média histórica do mês, que é de aproximadamente 258 mm. Este dado reforça a variabilidade das condições meteorológicas na cidade.
Neste sábado (12), a previsão para São Paulo é de sol entre nuvens, sem previsão de chuva. No entanto, uma névoa pode estar presente no início da manhã, dissipando-se ao longo do dia.
A partir de domingo, as pancadas de chuva retornam à capital paulista, podendo se estender pela noite. Áreas de instabilidade devem provocar chuvas moderadas e fortes na região.
A previsão indica a continuidade das chuvas pelo menos até a próxima quarta-feira (16), elevando ainda mais o acumulado de chuvas para o mês de abril. Essa tendência contribui para a normalização dos índices pluviométricos após o déficit observado em março deste ano.
Este conteúdo foi originalmente publicado em São Paulo alcança média de chuvas para abril em 11 dias; veja previsão no site CNN Brasil.