
Nesta quinta-feira (9), a região que vai de Florianópolis até o litoral Sul catarinense registrou acumulados expressivos de chuva que, em 12h, alcançaram a quantidade esperada para todo o mês de abril. As informações são da Defesa Civil de Santa Catarina.
Os temporais, que resultaram em diversos pontos de alagamentos e enxurradas, ocorreram devido ao deslocamento da umidade vinda do oceano em direção ao continente.
O tempo severo já era esperado, tanto que foi divulgado um Aviso Meteorológico da Secretaria da Proteção e Defesa Civil na terça-feira (8).
De acordo com a Defesa, Florianópolis e Imbituba foram os municípios que registraram os maiores volumes de chuva: 114 mm (Lagoa da Conceição) e 105 mm (Porto de Imbituba), conforme as estações da EPAGRI/CIRAM.
A imagem abaixo, da Secretaria da Proteção e Defesa Civil, mostra a estimativa de chuva através do radar meteorológico de Lontras. As áreas em amarelo e vermelho apontam os locais onde a chuva foi mais intensa – os maiores volumes ocorreram no oceano, perto da costa catarinense, como foi previsto no Aviso Meteorológico.
Previsão para esta sexta (11)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para Santa Catarina, de perigo potencial para acumulado de chuva e ventos costeiros. Os alertas indicam mau tempo nas seguintes regiões: Florianópolis, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Vale do Itajaí, Metropolitana de Curitiba