Assembleia Nacional da Venezuela aprova decreto de emergência econômica

A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou nesta quinta-feira (10) um decreto assinado pelo ditador Nicolas Maduro que declara estado de emergência econômica no país, em resposta às sanções e tarifas dos Estados Unidos.

Em março, a administração do presidente dos EUA, Donald Trump, começou a suspender autorizações para empresas petrolíferas que operam com a estatal PDVSA da Venezuela e impôs tarifas secundárias sobre as exportações de petróleo bruto e gás.

Maduro assinou o decreto na terça-feira, citando poderes constitucionais para declarar estados de emergência.

O novo regulamento permite que Maduro implemente medidas para impulsionar o crescimento econômico, conter a inflação, oferecer tratamento especial aos investidores, suspender impostos ou isenções e estabelecer mecanismos de substituição de importações, entre outras ações.

O decreto de emergência visa ajudar a produção nacional, disse o vice-presidente e ministra do Petróleo, Delcy Rodriguez, durante a apresentação do documento aos legisladores.

A economia está sendo afetada pelas medidas dos EUA, disse ela, mas a produção de petróleo e gás continua apesar de uma queda de 30% no preço de acordo com estimativas venezuelanas.

O decreto será agora enviado a uma câmara da suprema corte do país para consideração.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Assembleia Nacional da Venezuela aprova decreto de emergência econômica no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.