Açougueiros bolivianos atiram chifres contra polícia em ato contra inflação

Açougueiros da Bolívia se reuniram na quinta-feira (10) em La Paz para protestar contra os aumentos de preços que impactaram severamente seus lucros e tornaram mais difícil para as famílias comprarem carne.

Membros da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Carne da Bolívia marcharam pela cidade, em um ato contra a inflação e exigindo uma reunião com o presidente Luis Arce. Durante a manifestação, os participantes jogaram chifres de vacas e carcaças contra os policiais que acompanhavam a movimentação.

Os manifestantes rejeitaram um convite para se reunir com outros oficiais, criticando o ministro do Desenvolvimento Rural e da Terra, Yamil Flores, por suas declarações de que eles ganhavam até 20 pesos bolivianos de lucro (cerca de R$17), segundo relatórios da mídia local.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas, a inflação em março alcançou 1,71% na Bolívia, com uma taxa acumulada de 5% no primeiro trimestre.

Em fevereiro, o governo boliviano suspendeu as exportações de carne para conter o aumento dos preços, já que o custo de um quilo de carne bovina havia disparado para 60 bolivianos (pouco mais de R$51), segundo a mídia.

No entanto, os manifestantes incluíram em suas demandas uma extensão da suspensão por dois ou três anos e pediram ações contra o contrabando para os países vizinhos.

La Paz também enfrentou bloqueios de ruas na quinta-feira devido a uma greve de motoristas de transporte público, enquanto o governo local planeja reverter um aumento nas tarifas de transporte que havia sido negociado e aprovado em fevereiro, de acordo com relatórios da mídia.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Açougueiros bolivianos atiram chifres contra polícia em ato contra inflação no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.