Lula confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira (10) a escolha do deputado federal Pedro Lucas (União-MA) para o ministério das Comunicações. A decisão foi tomada depois de uma reunião no Palácio do Planalto.

Participaram do encontro com Lula: o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, o futuro ministro, e os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Gleisi Hoffmann, de Relações Institucionais.

A informação sobre o aceite de Pedro Lucas foi anunciada por Gleisi em uma entrevista coletiva após a reunião. O parlamentar deve assumir a pasta após o feriado da Páscoa, que é em 20 de abril, segundo a ministra.

Quem é Pedro Lucas

Desde fevereiro de 2025, o deputado é líder do União na Câmara. Antes, era vice-líder do governo no Congresso Nacional, posição que ocupou por dois anos, desde fevereiro de 2023.

Ao longo do mandato, participou de comissões especiais e externas, como a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Derramamento de Óleo no Nordeste, entre 2019 e 2021.

Pedro Lucas se aproximou do presidente Lula em viagem recente dos presidentes do Legislativo e líderes convidados à Ásia.

Ele esteve junto a uma comitiva de ministros e parlamentares, como o presidente do Senado e seu colega de sigla, Davi Alcolumbre (União-AP), com o objetivo de “fortalecer ainda mais os laços e ampliar as possibilidades de investimentos para o Brasil”, como afirma em uma publicação feita nas redes sociais.

Juscelino denunciado pela PGR

O antecessor na pasta, Juscelino Filho, pediu demissão na terça-feira após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por desvio de emendas parlamentares via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Segundo as investigações, Juscelino, quando era deputado federal, teria destinado emendas ao município de Vitorino Freire (MA), cuja prefeita, à época, era sua irmã.

Também há suspeita de que Juscelino Filho tenha recebido propina de empresas de fachada que teriam sido contratadas para a execução de obras de pavimentação.

Ele foi o primeiro ministro do governo Lula a ser formalmente acusado pela PGR.

Ele pode se tornar réu por crimes como corrupção passiva; lavagem de dinheiro; organização criminosa; falsidade ideológica; fraude a licitação e violação de sigilo em licitação. Se aceita a denúncia, Juscelino será julgado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.