Se dentro de campo Cristiano Ronaldo segue em busca da marca dos mil gols – chegou a 928 vestindo a camisa do Al-Nassr – fora dos gramados ele segue fazendo história.
A mais nova empreitada é a criação de um estúdio de cinema independente, em parceria com um dos mais renomados diretores da área, o britânico Matthew Vaughn, de peças como “Crime Organizado” (2004), “O Novo Super-Herói” (2010) e “X-Men, O Início” (2011). A exclusividade do anúncio foi revelada nesta quarta-feira (9) pela revista Variety.
Fora de campo, CR7 já é um autêntico empreendedor. Nos últimos anos, ele promoveu uma série de lançamentos, como uma marca de roupas CR7, que vende sapatos e perfumes, investimentos em hotéis na Europa, Ásia e América Latina, propriedades de luxo em diferentes partes do mundo, participação na Chrono24, uma plataforma alemã de venda de relógios de luxo, participação na Confina Media, um dos grupos audiovisuais mais populares de Portugal, e uma participação na Vista Alegre Atlantis SGPS, uma fabricante portuguesa de porcelana e cerâmicas.
Além de seu canal no Youtube, o UR – Cristiano com mais de 74 milhões de inscritos, CR7 inovou recentemente ao transmitir, ao vivo as finais do Premier Padel P1, torneio profissional de padel que acontece em Riade, na Arábia Saudita, e a transmissão por meio de seu canal alcançou mais de 130 países.
“A influência do CR7 transcende o futebol, estabelecendo-o como uma marca global de imenso valor. A combinação do desempenho em campo, da presença dominante nas redes sociais e dos lucrativos contratos publicitários solidificam sua posição como um dos atletas mais valiosos e influentes do mundo “, analisa Joaquim Lo Prete especialista em marketing esportivo.
“Cristiano Ronaldo é o maior fenômeno de marketing da história do futebol mundial. Talento, muito treino e repetição, disciplina fora da curva aliada a um posicionamento estratégico de imagem único”, aponta Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, e que faz a captação de contratos entre marcas envolvendo profissionais do esporte.
Marca CR7
De acordo com estudo do IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing), divulgado neste ano, a “marca” CR7 alcançou o valor recorde de 850 milhões de euros em 2025. Os valores reúnem uma combinação de 28 variáveis distribuídas por seis dimensões: receitas, media, redes sociais, palmarés, influência social e impacto.
A nota do Instituto Português de Administração e Marketing relata que, em termos de receitas, Cristiano Ronaldo arrecada atualmente 200 milhões de euros anuais no Al Nassr, além de mais de 150 milhões de euros em contratos publicitários com marcas globais como Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton. Nas redes sociais, o português tornou-se a pessoa pública mais seguida no mundo, com mais de 1 bilhão de seguidores em suas plataformas.
“Cristiano é, fora do campo, o que Pelé foi dentro dele. Aquele que encerra qualquer discussão sobre comparações”, reforça Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil.
“O valor descrito é reflexo de uma marca global que inspira, molda comportamentos mundo afora, tem alcance e frequência”, explica Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
O assunto
Outro dado significativo trazido pelo estudo é que CR7 gera 22,3 milhões de notícias em média em todo o mundo por ano, além de outras 187 milhões de pesquisas no Google anualmente. Também é mencionado em 4 mil livros na Amazon, e está presente em 63 mil artigos científicos.
“É um atleta que demonstra a importância de se adotar uma abordagem 360 no desenvolvimento de uma marca esportiva de sucesso”, pontua Jorge Duarte, gerente de marketing.
“Cristiano Ronaldo não apenas continua a ser uma lenda no campo, mas se estabelece como um verdadeiro império fora dele. Sua habilidade de transformar sucesso esportivo em um fenômeno global é um exemplo claro de como atletas, hoje em dia, conseguem construir e monetizar suas marcas pessoais de maneira estratégica e exponencial”, acrescenta Bruno Brum, CMO da Agência End to End.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cristiano Ronaldo amplia negócios fora do futebol; entenda no site CNN Brasil.